Um homem armado entrou num Walmart, do estado norte-americano do Missouri, fortemente armado e acabou por causar o pânico entre os clientes que se encontravam no interior do estabelecimento. O suspeito foi identificado pela polícia como Dmitriy N. Andreychenko, de 20 anos.
Os agentes responderam a uma ocorrência de um atirador ativo no supermercado de Springfield, durante a tarde de quinta-feira. O homem estava a empurrar um carrinho de compras e a filmar-se com um telemóvel ao mesmo tempo, quando o gerente do estabelecimento puxou o alarme de incêndio para alertar os clientes para que saíssem.
Não houve, no entanto, registo de disparos ou troca de tiros, esclareceram as autoridades, citadas pela CNN, referindo, no entanto, que o suspeito tinha consigo armas carregadas e mais de 100 munições. O homem enfrenta agora uma acusação de ameaça terrorista.
Dmitriy N. Andreychenko foi detido por um polícia que se encontrava fora de serviço até que a força policial chegasse e o pusesse sob custódia policial. "Neste momento a investigação está a decorrer e estamos a trabalhar para determinar os motivos", pode ler-se num comunicado emitido pela polícia de Springfield.
O tenente da polícia Mike Lucas admitiu à CNN que a recente onda de tiroteios em massa em locais públicos pode ter posto os clientes mais alerta, acabando por chamar a polícia mais depressa. Mas que, neste caso, o homem "entrou na loja fortemente armado, vestido com colete à prova de bala e roupa militar e causou o pânico no interior da loja. Por isso, tinha efetivamente a capacidade de ferir as pessoas", acrescentou.
"A sua intenção não era causar a paz ou o conforto... Tem sorte em estar vivo, na verdade", rematou o tenente.
On Aug. 8 Springfield Police Officers arrested Dmitriy N. Andreychenko (09/29/98) for 1st degree making a terrorist threat. Once formal charges are filed, more info will be released. Thank you to the media & our community for your patience as this investigation continues. pic.twitter.com/Xj1XsPqKdO
— Springfield PD (@SGFPolice) August 9, 2019