Uma bomba explodiu esta segunda-feira de manhã em County Fermanagh, na Irlanda do Norte, mas não fez feridos, isto apesar de vários agentes da polícia estarem no local. Segundo a BBC, a polícia norte-irlandesa foi alertada este domingo para a presença de um explosivo perto da fronteira com a Irlanda.
Foi lançada uma operação para encontrar a bomba, no entanto, no dia de ontem os agentes encontraram um explosivo falso. Esta manhã continuaram a realizar buscas no local e foi nessa altura que encontraram o explosivo verdadeiro e que rebentou.
As autoridades afirmam que esta foi uma “tentativa deliberada” de atrair os agentes para o local para “assassiná-los”. Stephen Martin, chefe da polícia, considerou que foi um ataque “indiscriminado”.
O ataque não foi reivindicado e a polícia não avançou com suspeitas, mas convém recordar que, no mês passado, dissidentes republicanos tentaram matar polícias em County Armagh.
Desde que o Brexit chegou a um impasse, provocado em boa parte pela sensível questão da fronteira entre as duas Irlandas, que se registou o ressurgimento de explosões na Irlanda do Norte. As autoridades irlandesas já falaram que estes dissidentes terão criado uma nova organização, o Novo IRA.