Um tiroteio na cidade de Halle, na Alemanha, fez pelo menos dois mortos, avança a Reuters. Os suspeitos fugiram do local "num veículo", informou a polícia de Halle, que entretanto revelou no Twitter que já foi detido um suspeito.
"De acordo com as descobertas iniciais, duas pessoas foram mortas. Houve vários tiros. Estamos a pedir às pessoas que fiquem nas suas casas ou noutro lugar seguro", referiu a polícia na rede social.
Testemunhas no local dizem que um dos atiradores usava roupa de estilo militar e tinha "várias armas" consigo.
Segundo o Bild, o tiroteio terá acontecido em frente a uma sinagoga na zona de Paulus, uma informação que ainda não foi oficialmente confirmada. O Bild afirma ainda que foi atirada uma granada para um cemitério judaico.
Nach ersten Erkenntnissen wurden zwei Personen in #Halle getötet. Es fielen mehrere Schüsse. Die mutmaßlichen Täter sind mit einem Fahrzeug flüchtig. Wir fahnden mit Hochdruck und bitten die Bevölkerung in ihren Wohnungen zu bleiben. #hal0910
— Polizei Halle (Saale) (@Polizei_HAL) October 9, 2019
Unsere Kräfte haben eine Person festgenommen.Bleiben Sie trotzdem weiterhin wachsam. Wir sind mit starken Kräften in und um #Halle präsent und stabilisieren die Lage, bis alle Informationen gesichert vorliegen.#hal0910
— Polizei Halle (Saale) (@Polizei_HAL) October 9, 2019
Esta quarta-feira celebra-se o Yom Kipur, o feriado judaico mais importante.
Uma rádio local avança que houve outro tiroteio depois dos suspeitos se terem colocado em fuga. A rádio MDR dá ainda conta de um tiroteio em Landsberg, que fica a 15 quilómetros de distância de Halle. Resta saber se se trata do mesmo tiroteio ou se houve mais dois tiroteios.
Como medida de precaução, foi encerrada a estação ferroviária de Halle.
O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, já reagiu à situação em Halle, considerando-a "horrível".
Esta segunda-feira um camião embateu contra várias viaturas na cidade de Limburg, tendo provocado nove feridos. As autoridades alemãs não descartaram a possibilidade de terrorismo. A procuradoria-geral da Alemanha abriu uma investigação para perceber se o tiroteio que terá matado hoje duas pessoas na cidade de Halle, no Leste do país, foi um ato terrorista, anunciaram as autoridades.
[Notícia atualizada às 13h12]
Leia Também: Autoridades não descartam hipótese de terrorismo no acidente com camião