Vaticano nega risco de insolvência revelado em livro

Um dos principais administradores do Vaticano negou hoje o risco de insolvência da Santa Sé, afirmando que as acusações do novo livro do jornalista italiano Gianluigi Nuzzi são "exageradas", noticia a agência Associated Press (AP).

Notícia

© Getty Images

Lusa
22/10/2019 17:17 ‧ 22/10/2019 por Lusa

Mundo

Vaticano

No seguimento da publicação da obra 'Giudizio Universale' (Julgamento Universal), que revela que o Vaticano está à beira da insolvência, o arcebispo Nunzio Galantino, presidente do gabinete que administra os bens do Vaticano, disse hoje ao jornal Avvenire que só é necessária uma "revisão de gastos" para "reduzir os custos", refere, citado pela AP.

O novo livro de Gianluigi Nuzzi publica uma parte do relatório escrito pelo Conselho de Economia em maio de 2018, no qual se pode ler que existe uma renovada "preocupação pelo défice que afeta a Santa Sé" e se considera que se deve informar o Papa Francisco sobre o défice ser "recorrente e estrutural" e que alcançou "níveis preocupantes, com o risco de causar insolvência na ausência de ações urgentes".

Ao longo do livro são citados alguns 'buracos' nas finanças do Vaticano, como as contas secretas milionárias de cinco cardeais da Administração do Património da Sede Apostólica.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas