Os koalas são dos animais que mais estão a sofrer nos incêndios que, há cerca de um mês, estão a assolar a Austrália. Depois de uma mulher ter sido filmada a arriscar a própria vida para salvar um destes animais, os marsupiais têm agora um novo herói: Bear, um cão treinado para resgatar animais na natureza.
O canídeo, que foi abandonado quando ainda era apenas um cachorro, sofre de um transtorno obsessivo-compulsivo, e recebeu, nestes dias, a missão de encontrar e salvar koalas perdidos entre as chamas. Além de koalas, Bear também está treinado para salvar gatos-marsupiais, conhecidos também por gato-tigre, outra espécie nativa da Austrália.
Bear, conta a CNN, procura geralmente animais selvagens doentes ou feridos “para fins de conservação de espécie”, em condições bem mais calmas do que os fogos na Austrália e ao abrigo de um programa patrocinado pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar dos Animais (IFAW).
“Bear é um cão jovem, inteligente e com muita energia. A sua energia e o seu transtorno obsessivo-compulsivo fez com que fosse menos adequado para ser um animal de estimação, contudo, é ótimo para estas missões, por isso foi adotado e treinado para ajudar outros animais”, disse à publicação norte-americana a porta-voz da IFAW, Clare Sterling.
Mas também Bear tem de ter alguns cuidados nesta nova missão. Precisa de usar meias protetoras nas patas para caminhar nas áreas queimadas.