Quatro homens foram esta terça-feira condenado à pena de morte por enforcamento no âmbito da brutal violação em grupo num autocarro, em 2012, que culminou na morte de uma estudante de 23 anos de idade, em Nova Deli.
O enforcamento ficou marcado para o final deste mês de janeiro, no dia 22, na prisão de Tihar. Embora os acusados já tenham esgotado todos os recursos possíveis, ainda podem abrir uma petição contra a sentença nos próximos 14 dias, transferindo o caso para o Supremo Tribunal.
A CNN indica, porém, que não existe nenhuma petição pendente sobre o caso.
"A minha filha recebeu, finalmente, justiça", disse Asha Devi, a mãe, à imprensa local. A mulher [na imagem acima] chorou depois de ouvir a sentença.
Os quatro homens foram já haviam sido condenados a pena de morte em setembro de 2013, mas a decisão ficou suspensa devido a um longo processo administrativo.
As autoridades indicaram que os homens violaram a vítima à vez enquanto o autocarro viajava ao redor da cidade, durante cerca de uma hora. Depois de terminarem, atiraram a mulher para a estrada.
A jovem estudante de fisioterapia, conhecida através dos órgãos de comunicação social como "a destemida", por não ser permitida a divulgação da identidade das mulheres violadas na Índia, acabou por morrer no hospital, vítima dos ferimentos do ataque, cerca de uma semana depois.
No total estiveram envolvidos seis indivíduos: quatro foram condenados à morte, um enforcou-se na prisão no início do julgamento e outro, menor de idade, foi condenado a permanecer três anos num reformatório para jovens. Já se encontra em liberdade.