Ao longo de 1 quilómetro e 313 metros foi possível encontrar um elevador, carris ferroviários, esgotos, sistemas de ventilação e cabos de alta tensão. O túnel de contrabando mais comprido encontrado até hoje pelas autoridades na fronteira entre os Estados Unidos e o México ligava San Diego, no estado norte-americano da Califórnia a uma área industrial na cidade mexicana de Tijuana.
Estava a 21 metros de profundidade abaixo do solo, e tinha 1,67 metros de altura e 60 centímetros de largura, segundo as autoridades fronteiriças norte-americanas. Não resulta claro quando tempo foi necessário para o construir.
O túnel foi descoberto em agosto do ano passado e depois de as autoridades mexicanas identificarem a entrada, os investigadores norte-americanos mapearam o caminho. Mas a descoberta só foi partilhada esta quarta-feira.
Não foram feitas detenções ou encontradas drogas e as autoridades não deram conta de quem é que tem sob suspeita de ter criado o túnel. Mas, segundo conta a BBC, o cartel mexicano da Sinaloa, descrito pelo governo norte-americano, como uma das maiores organizações de tráfico de droga no mundo, opera naquela área. O seu fundador, Joaquin "El Chapo" Guzman, está de momento a cumprir uma pena de prisão perpétua numa prisão dos Estados Unidos.
"A sofisticação e a extensão deste túnel mostram os esforços que as organizações criminosas levam a cabo para facilitar o contrabando", referiu Cardell Morant, um agente especial encarregue do caso em comunicado.
Mais de uma dúzia de túneis sofisticados foram encontrados na fronteira da Califórnia com o México desde 2016. O segundo maior foi encontrado em San Diego em 2014 e tinha 900 metros de comprimento.
Veja na galeria acima algumas imagens.