Um jovem de 16 anos foi ferido com gravidade por um peixe-espada, enquanto estava a pescar, na Indonésia. O peixe saltou da água e atravessou o pescoço do jovem com tanta violência que o rapaz caiu do barco onde se encontrava.
Muhammad Idul tinha saído para pescar à noite com um amigo, cada um no seu pequeno barco. "O barco do Saidi saiu primeiro, e eu segui noutro barco. A cerca de 500 metros da costa, o Sardi ligou uma lanterna. Um peixe-espada saltou de repente da água e atravessou-me o pescoço", recorda o jovem à BBC.
A publicação britânica, que entrevistou o rapaz cinco dias depois do incidente, a 24 de janeiro, explicou que este está vivo graças ao "pensamento rápido do seu amigo, um pouco de sorte e cirurgiões muito cautelosos".
Assim que Muhammad caiu à água, com o peixe empalado no pescoço, o amigo saltou atrás dele. Como o animal não parava de se mexer, Muhammad agarrou-o enquanto o amigo o ajudava a nadar até à margem. Correram depois até ao pai de Muhammad, que os levou ao hospital, numa viagem de 90 minutos em que tentavam com que peixe não se mexesse e abrisse ainda mais a ferida.
Muhammad já em observação no hospital© Facebook
Os médicos tiveram que cortar o peixe em dois e depois transferiram o adolescente para outro hospital, na província de Makassar, onde foi submetido a uma delicada operação, que envolveu cinco cirurgiões.
O jovem garante, porém, que não perdeu o amor pela pesca. "Só preciso de ter mais cuidado, da próxima vez. O peixe-espada não tolera a luz e por isso saltou da água e empalou-me no pescoço", disse Muhammad, que, na altura da entrevista, não podia ainda virar o pescoço para o lado direito.