Dois casos de coronavírus foram confirmados no Reino Unido. Os infetados são membros da mesma família. "Podemos confirmar que dois pacientes em Inglaterra, que são membros da mesma família, testaram positivo para o coronavírus", referiu o Departamento de Saúde Pública britânico.
"Os pacientes estão a receber atendimento especializado do Sistema Nacional de Saúde e estamos a usar procedimentos de controlo de infecção testados e comprovados para impedir a disseminação do vírus", referiu, citado pela Sky News, acrescentando ainda que "o Sistema Nacional de Saúde está extremamente bem preparado e acostumado a gerir infecções" e que estão a trabalhar "rapidamente para identificar os contactos que os pacientes tiveram, para evitar uma maior disseminação".
O diretor-geral da Saúde britânico, Chris Whitty, referiu também que o Reino Unido está "a trabalhar de perto com a Organização Mundial de Saúde e com a comunidade internacional" para garantir que estão "preparados para qualquer eventualidade".
Não há para já mais detalhes avançados, como a identificação dos pacientes ou estado de saúde exato em que se encontram.
Este é o quarto país da Europa a registar casos de coronavírus, depois de França Itália e Alemanha. O número de mortes relacionadas com esta nova estirpe já subiu para 213, na China, que entretanto, já registou dez mil casos de pessoas contagiadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou quinta-feira emergência de saúde pública internacional o surto do novo coronavírus na China.
Além da China e dos territórios chineses de Macau e Hong Kong, há mais de 50 casos confirmados do novo coronavírus em 19 outros países – Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Austrália, Finlândia, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Filipinas e Índia - a que agora se soma o Reino Unido.