Deu a meia-noite em Bruxelas e começou um novo amanhecer no Reino Unido e na União Europeia, que a partir deste sábado, após 47 anos de união, partilham apenas o mercado único e acordos para ultimar. Depois de três adiamento, os britânicos concretizam o resultado do referendo realizado em 2016.
O Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia foi na quarta-feira aprovado na capital belga, naquela que era a última etapa formal para a efetiva consumação do Brexit, que acontece hoje, a 31 de janeiro, às 23h00 (locais e GMT, meia-noite em Bruxelas).
O bloco europeu perde pela primeira vez um estado-membro, passando a 27, e inicia-se no sábado o período de transição, que durará até 31 de dezembro de 2020. Até esta data, o Reino Unido continua a respeitar as normas europeias a fazer parte do mercado único europeu.
O país deixa, porém, de estar representado nas instituições de Bruxelas e de participar nas decisões.
Na capital belga, o dia tem sido assinalado com imagens de bandeiras que desaparecem, tanto das instituições europeias, como nas representações britânicas, conforme pode ver abaixo. "Que momento", pode ler-se na legenda do vídeo que mostra a retirada da 'Union Jack' do Conselho Europeu.
What a moment - the UK flag has just been taken down at the EU Council building in Brussels pic.twitter.com/EzvGwwzM1Z
— Andrew Connell (@andrewiconnell) January 31, 2020
That's all folks pic.twitter.com/XGKJi5w1II
— Ian Wishart (@IanWishart) January 31, 2020
No Reino Unido celebra-se a tão aguardada saída, que continua a ser um tema de divisão.
JUST IN: Bells ring over Downing Street as Britain officially leaves the European Union, following years of debate and discord over Brexit. https://t.co/w6EaCQpbDM pic.twitter.com/3mFNDOcbCg
— ABC News (@ABC) January 31, 2020
Elisa Ferreira, comissária europeia, disse ao Notícias ao Minuto que é "difícil encontrar um lado positivo" no processo. "É [um dia] completamente triste, eu não escondo isso. É difícil encontrar o lado positivo deste processo, mas a realidade é o que é e portanto agora o nosso objetivo é não destruir excessivamente o que construímos ao longo destas décadas juntos", afirmou.
O próximo passo do processo está marcado para 25 de fevereiro, data em que a estratégia de negociação dos 27 para o pós-Brexit deve ser aprovada no Conselho de Assuntos Gerais, em Bruxelas, para negociar um novo acordo de comércio e parcerias em áreas como a segurança.
A próxima sessão plenária do Parlamento Europeu, a decorrer entre 10 e 13 de fevereiro em Estrasburgo, será a primeira já com a nova composição da assembleia e sem os 73 eurodeputados britânicos.