Um dos dois hospitais cuja construção foi decidida no mês passado, por causa do surto de coronavírus, já está a receber a primeira leva de doentes, conforme pode ver na galeria acima. Situado na cidade de Wuhan, epicentro do vírus, foi construído em quase dez dias, restando apenas ultimar detalhes.
As autoridades chinesas prometeram duas novas instalações de saúde em poucos dias e quase conseguiram, estando o Hospital de Huoshenshan praticamente concluído e a receber doentes desde ontem, dia 3 de fevereiro, como escreve o New York Times.
O hospital está equipado para o tratamento de doentes infetados e para a sua colocação em quarentena. Neste local, serão apenas recebidos pacientes que já tiverem diagnóstico de coronavírus (2019-nCoV) confirmado.
Na segunda-feira foi admitida a primeira leva de pacientes, que foram transferidos para Huoshenshan de outras unidade de saúde. O Hospital de Leishenshan, com capacidade para 1.500 camas, está ainda em construção.
Sublinhe-se que o surto de um novo coronavírus provoca pneumonias virais e tornou-se uma epidemia que alastrou a vários países, embora seja em território chinês que se concentra a grande maioria dos casos. O balanço de mortos é de 490 e há registo de 24.324 pessoas infetadas.