Avião de passageiros aterra em base na Síria devido a ataque israelita

Um avião com 172 passageiros que seguia para Damasco teve de aterrar na base aérea russa em Hamimim, na província síria de Latakia, devido a um ataque israelita contra os subúrbios da capital síria, informou hoje o Ministério da Defesa russo.

Notícia

© Vasco Pinho

Lusa
07/02/2020 09:21 ‧ 07/02/2020 por Lusa

Mundo

Síria

O incidente, segundo o porta-voz da Defesa, Igor Konashénkov, ocorreu na madrugada de quinta-feira, quando quatro caças israelitas F-16, sem entrar na Síria, lançaram oito mísseis contra os subúrbios de Damasco, uma ação que ativou as defesas antiaéreas sírias.

No momento do ataque, o avião, um Airbus-320 de Teerão em voo regular, estava prestes a aterrar no aeroporto de Damasco e "por pouco não entrou na área atingida por fogo de artilharia e mísseis antiaéreos", disse Konashénkov, que não deu mais pormenores sobre a aeronave.

"Somente graças à rápida intervenção dos controladores do aeroporto de Damasco e à operação eficiente do sistema automático de regulação de tráfego aéreo foi possível desviar o Airbus-320 (...) para o aeroporto de reserva, a base aérea russa de Hamimim, onde aterrou", acrescentou.

Segundo o porta-voz militar, os voos regulares no espaço aéreo sírio, como no resto do mundo, são realizados em determinados corredores aéreos e os radares israelitas veem perfeitamente a situação na área do aeroporto de Damasco.

"As operações aéreas realizadas pelo Estado-Maior israelita usando a presença de aviões de passageiros como cobertura ou para impedir ações de defesa antiaérea tornaram-se características das Forças Aéreas de Israel", denunciou o general russo.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas