De acordo com o relatório ‘O estado da insegurança alimentar no mundo’, para o período 2010-2012, 868 milhões de cidadãos do mundo sofrem de fome e mais de 2,5 milhões de crianças continuam a morrer de subnutrição.
Os habitantes dos países em desenvolvimento são os mais afectados (852 milhões) e representam, em média, 15% das populações. Mas, nos países desenvolvidos, subsistem 16 milhões de subnutridos, número a que não será alheia a crise económico-financeira que rebentou em 2008.
Produzido conjuntamente por três agências da ONU - FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura), PAM (Programa Alimentar Mundial) e IFAD (Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola) -, o relatório sugere que, "com um esforço suplementar", o Objectivo de Desenvolvimento do Milénio n.º 1 - erradicar a pobreza do mundo para metade até 2015 - "pode ser atingido".
Para tal, basta adoptar "medidas adequadas", considera o relatório.
Este "sinal de esperança" resulta, sobretudo, da redução da fome nos países em desenvolvimento: de 23,2% para 14,9%.