Um homem morreu na noite de terça para quarta-feira em Paris devido ao Covid-19. Trata-se de um francês de 60 anos, segundo avança o Le Parisien. O paciente tinha dado entrada nas urgências do hospital Pitié-Salpêtrière, acabando por morrer durante a noite. As autoridades francesas dão também conta de mais dois infetados em solo francês.
Recorde-se que França registou o primeiro caso de morte devido ao Covid-19 na Europa, tendo-se tratado de um turista chinês de 80 anos que estava internado numa unidade hospitalar e que morreu no passado dia 14 de fevereiro.
Os dois novos casos de infetados confirmados esta quarta-feira são também de nacionalidade francesa: um homem de 55 anos, internado em Amiens, cujo o seu estado de saúde é considerado "grave". O outro é um homem de 36 anos, em Estrasburgo.
Um total de 17 pessoas foi já diagnosticado com Covid-19 em França, incluindo cinco desde terça-feira.
Em Itália, o caso mais grave na Europa, os suspeitos de infeção pelo novo coronavírus já ultrapassaram os 350, entre eles quatro menores na região da Lombardia, dos quais 259 estão infetados.
O conselheiro de saúde da região, Giulio Galera, afirmou que "pela primeira vez, há um positivo entre os menores, que são afetados de forma ligeira".
A mesma fonte adiantou tratar-se de uma menina de quatro anos de idade, duas de 10 e uma de 15, uma admitida no Hospital San Matteo, em Pavia, e outro em Seriate, na província de Bergamo.
Na terça-feira, o número de mortos subiu de sete para onze, de acordo com a Proteção Civil italiana, explicando tratar-se de pessoas idosas que sofriam de outras doenças.
Medidas restritivas estão a ser mantidas em cinco regiões do país e a ministra da Educação, Lucia Azzolina, confirmou que todas as viagens escolares, como excursões ou projetos de intercâmbio, estão suspensas até 15 de março para escolas de todos os tipos e níveis.
Os eventos desportivos e as competições "de todos os tipos e disciplinas, em locais públicos ou privados", nos municípios das regiões de Emília Romanha, Friuli Venezia Giulia, Lombardia, Veneto e Piemonte também foram suspensos.
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.
Além dos mais de 2.700 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan.