O escritor chileno Luis Sepúlveda, de 70 anos, que vive em Gijón, Espanha, foi diagnosticado com Covid-19 e foi o primeiro caso de coronavírus nas Astúrias. Foi transferido, juntamente com a esposa que também apresenta sintomas, para o Hospital Universitário Central das Astúrias, em Oviedo, onde ambos se encontram em isolamento.
Numa conferência de imprensa, citada pelo La Voz de Asturias, o chefe da Vigilância Epidemiológica asturiano, Ismael Huerta, indicou que o paciente, que se encontra estável, eleva os casos positivos detetado em Espanha para mais de cinquenta.
Referem ainda que o escritor esteve com a esposa em Portugal entre 18 e 23 de fevereiro e, que no dia 25, terça-feira, começou a sentir os primeiros sintomas.
Mas só deu entrada num centro de saúde privado em Gijón, Espanha, na quinta-feira, onde foi diagnosticado com pneumonia aguda e posteriormente coronavírus.
O resultado do teste feito à mulher ainda não é conhecido.
Segundo o jornal El Comércio, Luis Sepúlveda esteve na Póvoa de Varzim a participar no festival 'Correntes d' Escritas'.