Pode ter sido descoberto o paciente zero na infeção do Covid-19, avança o Corriere della Sera. De acordo com uma carta enviada por médicos alemães, e publicada no New England Journal, um alemão, de 33 anos, pode ter sido o primeiro europeu a contrair o novo coronavírus e transmiti-lo.
O homem apresentou sintomas respiratórios e febre alta no dia 24 de janeiro, tendo melhorado e regressado ao trabalho dias depois. Uns dias antes - a 20 e 21 de janeiro - o homem participou numa conferência em Munique, na Alemanha, juntamente com uma colega chinesa, que permaneceu no país mais uns dias e sem apresentar qualquer sintoma.
Mas durante o voo de regresso à China, a mulher terá começado a sentir-se mal, tendo, na chegada ao seu país testado positivo para o Covid-19.
No dia seguinte, a 27 de janeiro, a mulher informou os parceiros alemães de que tinha sido diagnosticada com o novo coronavírus e começaram a ser feitos testes na Alemanha, incluindo ao homem, de 33 anos, que, apesar de assintomático, testou positivo.
E no dia seguinte, a 28 de janeiro, três outros funcionários da mesma empresa também testaram positivo ao Covid-19. Os médicos, autores da missiva, explicam que a infeção parece ter sido transmitida durante o período de incubação, quando os "sintomas eram leves e pouco específicos".
Leia Também: AO MINUTO: Portugal com oito casos. Paciente zero na Europa será alemão