Covid-19: Primeiros casos registados na Costa Rica e na Colômbia

O novo coronavírus chegou à América Central, tendo sido registado o primeiro caso na Costa Rica. A Colômbia, na América do Sul, também registou o seu primeiro caso positivo.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
06/03/2020 21:40 ‧ 06/03/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Coronavírus

A Colômbia confirmou esta sexta-feira o seu primeiro caso de infeção por novo coronavírus, juntando-se ao conjunto de países da América do Sul que reportaram casos do surto viral. Trata-se de uma turista de 19 anos que chegou a Bogotá vinda de Milão, de acordo com as autoridades de saúde locais.

A jovem terá procurado ajuda médica assim que manifestou os primeiros sintomas, de acordo com o jornal Portafolio.

Segundo uma publicação na rede social Twitter da presidente do município de Bogotá, Cláudia López Hernández, a jovem chegou à capital da Colômbia em 26 de fevereiro, e foi internada em 2 de março numa unidade de saúde no norte da cidade.

"O primeiro caso de Covid-19 foi confirmado devido ao protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde da Colômbia e pela Secretaria Distrital de Saúde para deteção, transferência e verificação. Isso dá-nos tranquilidade de que a planificação estabelecida previamente funcionou", realçou numa segunda publicação a líder do executivo camarário.

Foi também confirmado o primeiro caso na Costa Rica, sendo que este é o primeiro país da América Central com um caso de infeção positivo. Trata-se de uma mulher de 49 anos de idade, natural dos Estados Unidos, que se encontra na Costa Rica com o marido de férias.

A mulher, diz a imprensa local, encontra-se isolada num hotel. Havia mais dois casos suspeitos que foram, entretanto, descartados.

Recorde-se que o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus aumentou para 100.842, das quais 3.456 morreram, em 92 países e territórios, segundo um balanço divulgado na tarde de hoje pela agência noticiosa France Presse (AFP).

Portugal tem 13 casos confirmados de Covid-19, quatro dos quais confirmados hoje pela ministra da Saúde, Marta Temido (três no norte do país e um em Lisboa).

O novo coronavírus surgiu pela primeira vez no final do ano passado em Wuhan, na China, e pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas