Espanha acaba de revelar os novos dados do Covid-19 no país. São, ao todo, 8.744 casos. Um aumento de mais de mil casos em apenas 24 horas. Também o número de mortos aumentou para 297.
Madrid, comunidade autónoma com mais casos registados, contabiliza, neste momento, 4.675 doentes.
Segundo Fernando Simón, diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias do Ministério da Saúde espanhol, destes 8.744 casos, 3.215 estão hospitalizados.
Sabe-se, ainda, que 410 pessoas estão nos cuidados intensivos, 297 pessoas morreram e 521 já tiveram alta.
Fernando Simón explica que devido ao aumento de casos, assiste-se a uma maior pressão sobre os serviços de saúde, situação que pode aumentar o risco do vírus se espalhar para outras áreas.
"Estes primeiros dias [de quarentena] até podem parecer divertidos mas temos que estar conscientes de isto vai durar 14 dias. A última semana não vai ser fácil. Temos que arranjar formas de ultrapassar este período da forma mais adequada. Quando os períodos de quarentena começam a chegar ao fim, os últimos dias tornam-se complicados e se não mantivermos o esforço dos primeiros dias, isto pode não ter servido para nada", alertou.
O mesmo responsável explica que os números vão continuar a aumentar durante, pelo menos, os próximos dez dias. "Se cumprirmos as regras é provável que o resultado seja rápido e drástico. Mas não vamos observá-los nos próximos três ou quatro dias", concluiu.