"Vamos reduzir a quase nada a vida pública", anunciou o chefe do governo da Baviera (sudeste da Alemanha), Markus Soeder, precisando que a medida entra em vigor às 00:00 hora local de sábado (23:00 de hoje em Lisboa) e irá durar, inicialmente, duas semanas.
Segundo o representante, a partir de sábado, sair de casa neste estado federado alemão só será permitido por razões específicas e justificadas, como ir para o local de trabalho, fazer compras de bens essenciais (alimentação e farmácia), consultas médicas ou prestar apoio a familiares.
A prática de exercício e de atividades ao ar livre ainda são permitidos, mas apenas de forma individual ou com pessoas que residam na mesma casa.
A Alemanha regista quase 14.000 casos de infeção pelo novo coronavírus e 31 mortos, segundo os últimos dados oficiais conhecidos.
As autoridades alemãs irão decidir este fim de semana se o país deve entrar em confinamento total para combater a pandemia da Covid-19, indicou hoje o chefe de gabinete da chanceler alemã.
O novo coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou, até à data, mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram.
Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 89.000 recuperaram da doença.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia, cujo epicentro é atualmente a Europa com mais de cinco mil vítimas mortais e mais de 110 mil casos de contaminação.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.
O número de mortos no país subiu para seis.
Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até 02 de abril.