Acabou a margem de tolerância para as pessoas que não cumprirem com as restrições impostas pelo estado de emergência em Espanha. Depois do ministro do Interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska, ter revelado que já tinham sido multadas mais de 31 mil pessoas por desrespeitarem as limitações de movimentos, a ordem das autoridades espanholas é agora de tolerência zero perante incumprimentos flagrantes e reiterados de incumprimento, segundo o La Razón.
É que, apesar deste elevado número de multas, as forças de segurança espanholas optavam até aqui por identificar ou advertir verbalmente quem desobedecesse às restrições impostas.
Mas face ao elevado número de multas e ao número ainda superior de pessoas que furam o confinamento domiciliário e que não eram multadas, as ordens das forças de segurança mudaram.
As autoridades espanholas têm agora ordens expressas para, por exemplo, multar todos os condutores que se façam acompanhar de uma ou mais pessoas no seu veículo. Coimas cujos valores variam entre os 300 e os mil euros. É claro que os agentes das forças de segurança vão avaliar cada caso para perceber se há uma justificação para estarem mais pessoas nos carro ou se se trata de uma mera transgressão.