O presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, anunciou, esta terça-feira, medidas, no mínimo, pouco usuais para fortalecer o combate à pandemia de Covid-19, num país que, até à data, contabiliza 1.075 casos confirmados de infeção e 27 mortes.
Através de uma curta nota publicada na sua conta oficial na rede social Twitter, o líder máximo do país anunciou que, já a partir da próxima quarta-feira, homens e mulheres só poderão sair à rua... em dias alternados.
"A partir de 1 de abril, as mulheres circularão às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, e os homens às terças-feiras, quintas-feiras e sábados. Nos domingos, todos deverão permanecer nas suas casas", escreveu.
As únicas exceções a esta medida, previstas no Decreto 507, aplicam-se a funcionários e trabalhadores de setores tidos como essenciais, como é o caso da segurança, da saúde, da alimentão, dos transportes e dos serviços públicos.
Os idosos com mais de 60 anos e as pessoas com necessidades especiais continuam, também, a poder circular das 11h às 13h locais, acompanhados de uma pessoa, seja qual for o género.
A partir del 1 de abril, mujeres circularán lunes, miércoles y viernes, y hombres martes, jueves y sábados. Los domingos todos deberán permanecer en sus casas. Se utiliza el mismo horario con el último número de cédula y se mantienen excepciones establecidas en el Decreto 507.
— Nito Cortizo (@NitoCortizo) March 31, 2020