EUA enfrentam terceira acusação francesa de 'desvio' de máscaras

Presidente da região de Ile-de-France adianta que privados norte-americanos pagaram "três vezes mais" por um carregamento de equipamentos de proteção.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
03/04/2020 15:40 ‧ 03/04/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Covid-19

A presidente da região de Ile-de-France, a mais populosa do país, onde se insere a cidade de Paris, Valérie Pécresse, deu, esta sexta-feira, conta de mais um caso de alegado 'desvio' de máscaras por parte dos Estados Unidos. Esta é já a terceira acusação francesa deste tipo, após aquelas feitas por Jean Rottner (Grand Est) e Rénaud Muselier (Provence-Alpes-Côte d'Azur).

Em declarações prestadas à estação televisiva francesa BFMTV, a responsável deu conta da dificuldade que tem enfrentado na obtenção deste equipamento, para o qual a procura 'disparou' desde o início da pandemia de Covid-19.

"Há dez dias, o Estado autorizou as regiões, os departamentos, as cidades e os privados a comprá-las [as máscaras] por si próprios. A partir daí, todos começámos numa espécie de caça ao tesouro, à caça de máscaras", começou por dizer.

"Encontrei um stock de máscaras que estava disponível, mas os americanos superaram a proposta. Não foi o governo. Eles propuseram três vezes mais do que o preço e disponibilizaram-se a pagar no imediato", acrescentou.

Valérie Pécresse explicou, ainda, que não deu seguimento ao caso por considerar que não seria correto levar a cabo um 'leilão' com "o dinheiro dos contribuintes".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas