A polícia de Greater Manchester apelou, esta quinta-feira, à população para que permaneça em casa durante a Páscoa e cumpra as medidas de isolamento social decretadas no seguimento da pandemia de Covid-19, ao contrário do que sucedeu no passado fim de semana.
Ian Hopkins, um das responsáveis pela unidade, revelou, em declarações prestadas à estação televisiva britânica BBC, que esta foi chamada a intervir por um total de 1.132 vezes entre sábado e terça-feira para dispersar situações de incumprimento.
Destas incidências, 494 disseram respeito a festas realizadas em casas (algumas delas com direito a DJ, fogo de artifício e até insufláveis) e 166 a festas organizadas nas ruas, que foram prontamente canceladas pela polícia.
Além disso, houve a registar 122 grupos que foram dispersos por se encontrarem a praticar desporto em espaços públicos, 173 que se encontravam em partes e 112 de desordem pública.
"Estão a colocar toda a gente em risco. A vasta maioria das pessoas de greater Manchester estão a cumprir as indicações, mas não podemos ter uma situação na qual temos pessoas a quebrar as regras. Se vão sair, vão colocar em risco os membros mais vulneráveis da comunidade", avisou.