A pandemia provocou já 3.844 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 233 mortes no México, obrigando à imposição de várias medidas de restrição de forma a minimizar a propagação. Mas, em tempo de Páscoa, já há quem inove para manter as tradições intactas.
Segundo relata a estação televisiva France24, padres de várias cidades do México começaram, ao longo dos últimos dias, a adotar um método de confissão... 'drive-through', como forma de dar continuidade a esta prática católica.
Em Acapulco, por exemplo, o padre Marco Antonio Galeana colocou uma cadeira de escritório à beira da estrada, equipou-se com uma máscara facial e com as habituais vestes, e ouviu aquilo que os devotos tinham a dizer.
"Temos de manter uma distância de três metros. As pessoas que se vêm confessar não têm de sair dos carros, ficam lá dentro durante todo o tempo e damos-lhes uma máscara cirúrgica. Assim que cada penitente sai, espalhamos desinfetante para purificar o ar", explicou.
"A igreja precisa, mais do que nunca, de se manter próxima aos seus fiéis. Os fiéis têm de tomar conta da sua saúde, mas, nestes momentos tão stressantes, de grande incerteza e confusão, também precisam de atenção espiritual", completou.