A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 100 mil pessoas um por todo o mundo, mas nos laboratórios já se prepara o combate à Covid-19, com várias vacinas já a serem testadas em seres humanos.
Segundo uma informação da agência Bloomberg, que cita fontes da Organização Mundial da Saúde (OMS), três das 70 vacinas que estão a ser desenvolvidas contra o novo coronavírus já estão a ser testadas em humanos.
O documento da OMS, que fala sobre os laboratórios que estão a investigar formas de travar esta pandemia, revela ainda que China e Estados Unidos estão na linha da frente da investigação.
A Bloomberg salienta ainda que a vacina em fase de testes mais adiantada é que foi desenvolvida pelo consórcio entre o Instituto de Biotecnologia de Pequim e a empresa CanSino Biologics, a qual já tem autorização para os ensaios clínicos.
No caso dos Estados Unidos, as vacinas das farmacêuticas Moderna e Inovio, de forma separada, são as que já se encontram a ser testadas em humanos.
Em fase de pré-ensaios clínicos estão as vacinas desenvolvidas pelos fabricantes de medicamentos Pfizer (Estados Unidos) e Sanofi (França).
O documento da OMS, citado pela Bloomberg, dá ainda conta de que o progresso na elaboração desta vacina está a decorrer a uma velocidade sem precedentes, uma vez que, habitualmente, uma vacina demora entre 10 a 15 anos a chegar ao mercado. Investigadores apontam para que a vacina possa estar disponível no próximo ano.