Numa publicação feita hoje na rede social Twitter, em que dá conta do seu regresso ao trabalho em Bruxelas, após ter sido contagiado com a covid-19, o francês Michel Barnier dá conta também da reunião de quarta-feira, que surge numa altura em que as negociações sobre a futura relação de Bruxelas e Londres estão interrompidas devido à pandemia.
"De volta ao meu gabinete hoje na Comissão Europeia a preparar, com a minha equipa, a videoconferência com David Frost amanhã [quarta-feira], entre outros assuntos", indica Michel Barnier na mensagem que é acompanhada por uma fotografia sua com três membros do seu gabinete.
Há precisamente uma semana, o executivo comunitário informou, através do seu porta-voz Daniel Ferrie, que durante esta semana Michel Barnier iria contactar David Frost "para tentarem chegar a acordo sobre um calendário para os passos seguintes, de forma a progredir nas negociações".
A primeira ronda das negociações sobre o futuro relacionamento entre o Reino Unido e a UE, na sequência da saída do país formalizada a 31 de janeiro, decorreu em Bruxelas entre 02 e 05 de março e a segunda ronda estava prevista para se realizar em Londres entre 18 e 20 de março, mas tal não aconteceu devido à pandemia da covid-19.
Estavam ainda previstas novas rondas em abril e maio, alternando entre as duas cidades, envolvendo dezenas de pessoas em cada equipa até uma cimeira de líderes para avaliar o progresso em junho para avaliar o progresso e decidir uma extensão do período de transição, que termina a 31 de dezembro.
O governo britânico já reiterou que não pretende pedir um prolongamento.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
O continente europeu, com mais de 973 mil infetados e mais de 81 mil mortos.