Covid-19: Japão declara estado de emergência nacional

Medida tem como objetivo travar a deslocação em massa de pessoas durante a Semana Dourada, que decorre entre o final de abril e o início de maio.

Notícia

© REUTERS/Athit Perawongmetha

Notícias Ao Minuto
16/04/2020 13:35 ‧ 16/04/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Covid-19

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou, esta quinta-feira, o estado de emergência nacional. A medida irá, agora, aplicar-se a todas as 47 regiões, ao passo que, até agora, estava restrita a Tóquio, Osaka, Kanagawa, Saitama, Chiba, Hyogo e Fukuoka.

O estado de emergência passará a abranger cerca de 126 milhões de cidadãos, numa altura na qual o Japão regista 9.441 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, assim como um total de 192 vítimas mortais.

Segundo o jornal The Japan Times, a medida terá, em larga escala, sido precipitada pelo aproximar da chamada Semana Dourada, a junção de quatro feriados entre o final de abril e o início de maio, que, por norma, provoca uma deslocação em massa de pessoas.

"O número acumulado de casos ultrapassou os 100 em Hokkaido, Ibaraki, IshikawaGifuAichi and Kyoto. É uma tarefa urgente que nos irá permitir adotar medidas para manter o fluxo de pessoas no mínimo", explicou Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela declaração.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas