O 'Mayor' de Londres, Sadiq Khan, pediu esta sexta-feira ao governo britânico que crie uma medida que obrigue à utilização de máscaras para quem viaja em transportes públicos ou faz compras na capital inglesa.
Em entrevista à BBC, o governador londrino insistiu que tem tomado as suas decisões com base nas orientações dos cientistas, salientando também que as evidências existentes são as de que as máscaras ajudam a impedir a propagação do novo coronavírus.
"Nas circunstâncias em que não é possível manter a distância social, estou pensar nos transportes públicos, ou numa loja, devemos usar coberturas faciais não médicas, como lenços ou máscaras reutilizáveis", afirmou Sadiq Khan.
As diretrizes de distanciamento social do Reino Unido não mencionam o uso de máscaras, mas o 'Mayor' de Londres realçou que esta situação deve ser alterada.
O governo britânico, recorde-se, anunciou quinta-feira o prolongamento do regime de confinamento decretado para reduzir a transmissão da pandemia de covid-19 no Reino Unido por mais três semanas.
O Reino Unido registou 13.729 mortos em 103.093 pessoas infetadas durante a pandemia covid-19, de acordo com a mais recente atualização dos dados feita pelo Ministério da Saúde britânico.