Jay Inslee, governador do estado de Washighton, em declarações reproduzidas pela CNN, diz considerar "dementes" as afirmações proferidas esta sexta-feira por Donald Trump no Twitter.
Segundo o governador democrata, ao apelar a que os próprios cidadãos se libertem do confinamento, podem levar a manifestações de brutalidade na rua, causando, por consequência, desordem social.
"As declarações do presidente emitidas esta manhã incentivam a atos ilegais e perigosos. Ele está a colocar milhões de pessoas em risco de contrair a Covid-19", começa por afirmar.
"Os seus protestos desequilibrados e pedidos para que as pessoas 'libertem' estados também podem levar à violência. Já vimos isso antes", continuou, explicando depois que as ideias de Trump podem levar a um retrocesso no controlo da pandemia.
"A chamada de ação do presidente ameaça minar o seu próprio objetivo de recuperação, adiando ainda mais a capacidade dos estados de alterar as intervenções atuais de maneira segura e baseada em evidências científicas", defendeu para terminar Jay Inslee.
Relembre-se que depois de levantar novamente suspeitas sobre a origem do vírus, Trump recorreu ao Twitter para apelar à população que 'liberte' os seus estados do processo de confinamento social imposto para controlar a progressão da pandemia de Covid-19.