O governo espanhol já começou a preparar um plano de reativação da atividade económica e do emprego após as medidas impostas pela pandemia de Covid-19, que provocou, até à data, 188.068 casos de infeção no país e 19.478 vítimas mortais.
De acordo com o jornal El Mundo, este plano contempla duas fases, sendo que a primeira irá, ao que tudo indica, ser implementada de modo gradual até ao final do verão, devendo contemplar, maioritariamente, o setor industrial.
Quanto à segunda fase do plano delineado pela ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, onde se inserem outros setores, como é o caso do turismo, duraria até ao final do ano civil de 2020, acrescenta a mesma publicação.
Significa isto que o país poderia manter hóteis, bares e restaurantes encerrados até depois da chamada época alta, como forma de minimizar os riscos inerentes a uma segunda vaga do novo coronavírus.
Uma decisão que, no entanto, terá, sobretudo, de ser aprovada pelo ministério da Saúde espanhol, que se encontra encarregue de lidar com esta pasta.