Em comunicado, o Ministério do Interior da Turquia sublinha que é proibido entrar ou sair das 31 províncias afetadas, "por fronteiras terrestres, aéreas ou marítimas", sem autorização especial.
Num país que conta 81 províncias, as 31 abrangidas por esta medida concentram 80% da população turca e englobam importantes centros económicos, políticos e sociais, como Ancara, Istambul, Esmirna, Gaziantep, Antalya ou Diyarbakir.
A Turquia, que tem uma população superior a 75 milhões de habitantes (dados de 2012), regista 82.000 casos de infeção pelo novo coronavírus e 1.890 mortes relacionadas com a covid-19.
O país fez quase 600.000 testes, até ao momento, e mantém uma curva de crescimento relativamente estável.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 160 mil mortos e infetou mais de 2,3 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 518 mil doentes foram considerados curados.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.