María Jesús Lamas Díaz, diretora da agência espanhola do medicamento, foi apanhada nos últimos dias a tentar furar as regras de confinamento e foi multada pela polícia.
Segundo o noticiado, María Díaz estaria a tentar viajar até à Galiza, tentou justificar a sua viagem por motivos pessoais, mas não trazia consigo qualquer documento que comprovasse a necessidade de se deslocar.
De acordo com o La Vanguardia, esta infração terá ocorrido no passado dia 9 de abril, sendo considerado pela polícia de Madrid que esta especialista estaria apenas a tentar gozar os dias da semana Santa.
Com milhares de infetados e mortes, Espanha é um dos países mais afetados pela crise pandémica, que, agora, parece estar prestes a ser contida no país vizinho.
La @policiademadrid multa a María Jesús Lamas Díaz, directora de la @AEMPSGOB, por saltarse el confinamiento para viajar a Galicia. https://t.co/udj1RxnycK
— Antonio Llinares (@Astoraka) April 20, 2020
Ainda assim, a atitude de María Díaz gerou alguma controvérsia, isto porque todos esperavam que as mais altas instâncias acabassem por dar o exemplo face ao confinamento que foi imposto ao povo espanhol.