Numa publicação na rede social X, Ursula von der Leyen indicou que teve "boas conversas" pelo telefone com primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e com presidente francês, Emmanuel Macron.
"Discutimos o nosso apoio inabalável à Ucrânia, tanto a nível financeiro como militar", precisou a presidente da Comissão Europeia.
"Fizemos um balanço dos nossos contactos com os nossos parceiros americanos e discutimos projetos para a defesa e segurança do nosso continente", acrescentou a chefe do executivo europeu.
Had good exchanges on the phone this weekend with @EmmanuelMacron and @Keir_Starmer.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) February 23, 2025
We discussed our unflinching support to Ukraine, financially and militarily.
We shared updates on our contacts with US partners and discussed plans for the defence & security of our continent.
O presidente francês e o primeiro-ministro britânico devem deslocar-se a Washington para se encontrarem com o presidente norte-americano, Donald, Trump nos próximos dias: Emmanuel Macron na segunda-feira e Keir Starmer na quinta-feira.
Segundo Downing Street, Starmer e Ursula von der Leyen sublinharam a "necessidade de garantir uma paz justa e duradoura" na Ucrânia, aquando do seu telefonema no sábado de manhã.
Os europeus temem que o presidente americano ponha fim à guerra, iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022, em condições favoráveis a Moscovo e sem dar garantias de segurança a Kyiv.
Leia Também: Primeiro-ministro britânico reafirma compromisso com a Ucrânia