O Reino Unido vai começar a testar em pacientes com Covid-19 uma vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, anunciou o ministro da Saúde, Matt Hancock, na conferência de imprensa desta terça-feira do governo britânico. A equipa de Oxford vai iniciar a produção da vacina antes de concluir o ensaio clínico e acredita que este tem 80% de probabilidade de ser bem sucedido.
A Sky News avança que a equipa da prestigiada universidade britânica conta ter um milhão de doses prontas já em setembro.
A vacina desenvolvida pela equipa da Universidade de Oxford, definida como ChAdOx1 nCoV-19, foi concebida a partir do vírus inofensivo de um chimpanzé, que foi geneticamente modificado para transportar parte do novo coronavírus.
A técnica usada para o desenvolvimento desta vacina já mostrou que consegue gerar fortes respostas imunitárias noutras doenças.
Já foram estabelecidos acordos com três fabricantes britânicos e com vários fabricantes fora do Reino Unido para produzir a vacina.
O ministro Matt Hancock acrescentou que o ensaio da Universidade de Oxford e outro que está a ser desenvolvido no Imperial College London vão receber dezenas de milhões de libras de investimento público.
Embora tenha sublinhado que o desenvolvimento de uma vacina é uma "ciência incerta", o ministro da Saúde britânico salientou que estas duas equipas estavam a fazer "progressos rápidos".
Desde o início da pandemia no Reino Unido 129.044 pessoas foram infetadas e 17.337 morreram.
[Notícia atualizada às 18h00]