AO MINUTO: Portugal passa os 24 mil casos. Há 200 mil mortos no mundo
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
© Reuters
Mundo Covid-19
Esta segunda-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa continua a ouvir os líderes das empresas do PSI20 e irá receber também a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, a propósito dos indultos a reclusos. Por sua vez, António Costa visita duas fábricas, no norte do país, para assinalar a importância de a indústria continuar a produzir e a readaptação às necessidades de mercado em tempo de pandemia de Covid-19.
As lojas e quiosques da Carris reabrem também hoje ao público, mas com horários e normas específicas, como o único meio de pagamento aceite ser o cartão bancário e a espera ter de ser realizada no exterior da loja. De frisar também que, embora não seja ainda informação oficial, tudo indica que os alunos do 11.º e 12.º anos regressarão à escola a 18 de maio e as creches reabrirão a 1 de junho.
Segundo o boletim mais recente da Direção Geral de Saúde, o novo coronavírus já matou 928 pessoas em Portugal e infetou 24.027 em Portugal. Houve ainda 1.329 pessoas recuperadas. A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a Covid-19 já provocou mais de 204 mil mortos e infetou mais de 2,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Consulte os mapas da evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
15h - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.
14h56 - Portugal está entre os países onde número de mortes 'não bate certo', avisa o Financial Times. A publicação estima que o número de vítimas mortais causadas pela pandemia seja 10% superior àquele apresentado pelas autoridades.
14h47 - Durante a conferência de imprensa da DGS, o secretário de Estado admitiu que não se pode "descurar uma potencial segunda vaga" quando se "recuperar a atividade essencial". Apontando que a população deve ter consciência desta possibilidade, António Lacerda Sales garantiu, contudo, que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “está adaptado" e irá se adaptar "em pista dupla” para responder tanto às urgências e consultas como a situações relacionadas com a pandemia e a uma possível segunda vaga.
14h35 - A NOS anunciou hoje o serviço #EstudoEmCasa, projeto de ensino à distância emitido na RTP Memória, que agrega todas as emissões do programa, em parceria com a RTP, as quais poderão ser consultadas a qualquer hora do dia.
14h22 - Ossufo Momade, presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição moçambicana, acusou hoje as forças de defesa e segurança de se aproveitarem do combate à Covid-19 para cometerem atos de violência contra a população e opositores.
14h16 - Macau registou, esta segunda-feira, um primeiro caso de um doente da Covid-19 que voltou a testar positivo depois de ter sido dado como recuperado. Este doente, o 15.º caso da doença no território, recebeu alta hospitalar em 12 de abril e estava a cumprir 14 dias de convalescença em isolamento no centro clínico de saúde pública em Coloane.
14h12 - A Turquia enviou uma ambulância aérea para a Suécia e repatriou um cidadão turco infetado pelo novo coronavírus que alegadamente não recebeu qualquer tratamento no país escandinavo.
13h51 - A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Residências Montepio, S.A. em Albergaria-a-Velha abriu hoje, com 40 camas destinadas ao internamento de média duração. De acordo com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), está prevista a possibilidade de integrar, a curto prazo, 30 camas para cuidados de convalescença e 20 camas para internamentos de longa duração, naquela unidade.
13h46 - Mais 1.500 famílias de Lisboa vão passar a receber o "cabaz solidário de frescos", juntando-se às 300 que já beneficiavam desta iniciativa da câmara municipal e que agora também abrange todas as freguesias da cidade
13h43 - O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que as câmaras de proteção dedicadas à entubação que começaram a ser entregues no Porto permitem "mais segurança" ao profissional de saúde, mas não substituem o restante equipamento de proteção.
13h39 - Saiba aqui quais são os cinco concelhos com mais casos de Covid-19 e quantos há no seu.
13h36 - O primeiro-ministro, António Costa, desvalorizou hoje o regime legal a adotar após o fim do Estado de Emergência, optando por sublinhar a necessidade de afastamento entre as pessoas por causa da pandemia, "diga a Constituição o que diga".
13h30 - Reveja abaixo a conferência em direto e leia aqui os pontos mais importantes:
13h13 - Há já 928 mortos em Portugal, mais 25 mortos nas últimas 24 horas e, segundo o mais recente boletim da Direção Geral de Saúde há ainda 163 novos casos - naquela que é a variação mais baixa deste mês de abril - perfazendo um total de 24.027 infetados. Registou-se a recuperação de 1.357 pacientes, mais 28 do que ontem.
13h01 - A pandemia de Covid-19 já matou mais de 200 mil pessoas e infetou quase três milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11h.
12h56 - A Serum Institute, uma das maiores empresas farmacêuticas no mundo, sediada na cidade indiana de Pune, irá fabricar até 40 milhões de unidades de uma vacina contra a Covid-19... que ainda não sabe, sequer, se funciona devidamente.
12h44 - Após ter sido noticiado que as aulas presenciais para os alunos do 11.º e do 12.º anos devem ser retomadas em 18 de maio e as creches reabertas no dia 1 de junho, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu que a situação nos estabelecimentos de ensino será avaliada todas as semanas "para ver se o passo que demos não foi maior do que a perna e se podemos continuar a avançar com confiança e segurança neste processo".
12h37 - A Rússia ultrapassou, esta segunda-feira, a China em número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e tornou-se no nono país mais afetado pela pandemia em todo o mundo. A Covid-19 já infetou um total de 87.147 pessoas e matou 794 no país.
12h33 - A Alemanha 'proíbe' cidadãos de irem de férias para Espanha. Em declarações à cadeia televisiva ZDF, Thomas Bareiss, responsável pela pasta do Turismo, afirmou que "é improvável que viagens turísticas à Espanha, Grécia e Turquia" estejam disponíveis para os cidadãos alemães nos próximos tempos.
12h25 - A ONU pediu hoje aos países que respeitem o Estado de direito, limitando o período de vigência das medidas excecionais para o combate da pandemia de Covid-19, para evitar um "catástrofe" em relação aos direitos humanos.
12h23 - O programa de testes à covid-19 nos lares do país deverá ficar concluído dentro de três semanas, abrangendo 65 mil trabalhadores, mantendo-se depois em monitorização, disse hoje a ministra da Solidariedade e Segurança Social.
12h16 - Portugal e Espanha partilham conhecimento no combate à Covid-19. O ciclo de webinars, que pretende "dar uma visão intra-hospitalar e extra-hospitalar no combate à Covid-19, em ambos os países", arranca já esta quinta-feira.
12h08 - Os operadores marítimo-turísticos dos canais urbanos da Ria de Aveiro dizem que o ano está perdido devido à pandemia da Covid-19 e que não vão conseguir gerar dinheiro para pagar à Câmara a licença para trabalhar.
12h06 - Um total de 874 militares russos estão infetados com o novo coronavírus, estando 379 de quarentena em casa e os restantes em tratamento em unidades hospitalares, quatro dos quais em estado grave, disse hoje o Ministério da Defesa de Moscovo.
11h53 - De visita a duas fábricas, no norte do país, o primeiro-ministro, António Costa, mostrou-se confiante no comportamento dos portugueses para com as medidas de confinamento, mas alerta que "se as coisas correrem mal, temos de dar um passo atrás".
11h51 - Pedro Siza Vieira, o ministro da Economia, afirmou hoje, em Famalicão, que Portugal vai regressar ao trabalho, mas sublinhou que as regras de regras de higiene, saúde e segurança terão de ser "mais exigentes".
11h46 - A Google e a Apple parecem estar envolvidas num aceso debates com países europeus como o Reino Unido, a França e a Alemanha a respeito do ‘contact-tracing’, método que terá como objetivo fazer cruzamento de contactos para encontrar mais rapidamente novos casos de Covid-19. As duas tecnológicas exigem que as apps de cada país obedeçam a standards específicos de privacidade.
11h41 - Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto vão, com base em amostras de doentes infetados da região Norte, estudar a evolução do novo coronavírus, nomeadamente as cadeias de transmissão e as mutações.
11h35 - Os suíços voltam hoje aos cabeleireiros, as crianças norueguesas às escolas e os checos aos ginásios, num dia em que o primeiro-ministro britânico regressa ao trabalho e a Europa começa a aliviar as restrições causadas pela Covid-19.
11h27 - China responde a acusações da UE e diz-se "vítima da desinformação". O país refutou, esta segunda-feira, as acusações levadas a cabo pela União Europeia num relatório oficial recentemente publicado.
11h25 - Segundo um estudo divulgado da Universidade de Maryland, nos EUA, uma grande maioria dos norte americanos pode estar a sofrer daquilo a que o estudo designa de "fadiga de quarentena". E por esse motivo estão a sair mais do que seria esperado nesta altura de pandemia.
11h23 - A EDP Distribuição anunciou que cedeu as suas instalações de dois campos de férias aos bombeiros de Vila do Conde e de Palmela. O objetivo é que as corporações possam prestar socorro e apoio à comunidade em segurança, caso se verifique um agravamento da pandemia no país.
11h21 - Especialistas avisam que Covid-19 "pode ser o início" de uma vaga de pandemias. Um estudo alerta para os perigos de "excessiva desflorestação, expansão descontrolada da agricultura, intenso cultivo, mineração e desenvolvimento de infraestruturas, assim como exploração de espécies selvagens".
11h19 - A Conferência Episcopal Italiana (CEI) alertou hoje que a decisão do governo italiano de não permitir a celebração de missas afeta "a liberdade de culto", após a reabertura gradual do país, um dos mais atingidos pela Covid-19.
11h17 - O Conselho de Administração da TAP decidiu prolongar o período de 'lay-off' por mais 30 dias, até 31 de maio, por considerar que se mantêm as condições que levaram à adesão à medida, no início de abril.
11h14 - Sete pescadores retidos no domingo em Matosinhos por suspeitas de estarem contaminados pelo novo coronavírus acusaram negativo nos testes entretanto realizados e já voltaram à faina, disseram hoje fontes do setor e do Serviço Nacional de Saúde.
11h03 - Crianças em casa? A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um plano de atividades para o dia todo, pensado especialmente para crianças até aos cinco anos.
10h57 - Também há profissionais do digital a combater a Covid-19. São engenheiros, informáticos e licenciados em matemática aplicada que se dedicam "24 horas sobre sete dias por semana" aos bastidores do combate à Covid-19. Profissionais sem bata que garantem conforto aos doentes e informação em tempo real a quem usa estetoscópio.
10h49 - Bill Gates elogia resposta chinesa e 'dispara' contra Trump. Empresário norte-americano defende que autoridades chineses fizeram o que qualquer país teria feito ao lidar de forma direta, pela primeira vez, com um vírus desconhecido.
10h43 - Apesar do uso de vestiário, luvas e máscaras protetoras, médicos, enfermeiros, auxiliares e outros profissionais de saúde parecem ter uma tendência maior à infecção, comparativamente à maioria dos indivíduos. Mas por que motivo estes 'heróis de bata branca' estão a adoecer em larga escala?
10h31 - Nas últimas 24 horas, a Bélgica registou mais 113 vítimas mortais da Covid-19. No total, são já 7.207 as pessoas que morreram na sequência desta pandemia no país. Já quanto aos novos casos de Covid-19 identificados, contam-se 553 novos casos no país, perfazendo um total de 46.687 infetados.
10h19 - Em plena pandemia, uma casa de Chicago recebeu uma festa com mil pessoas. O vídeo tornou-se viral nas redes sociais e já foi condenado pelo governador do estado do Illinois.
10h05 - Espanha ultrapassa os 100 mil recuperados e o número de mortos nas últimas 24 horas é de 331, subindo ligeiramente desde domingo (288) e perfazendo um total de 23.521 vítimas mortais. Há ainda 209.465 casos confirmados, mais 1.831.
9h52 - O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.423 nas últimas horas, com 31.933 casos da doença registados em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.
9h45 - Alunos e demais comunidade do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, estão a criar um registo fotográfico diário dos seus dias em quarentena, que disponibilizam na rede social Instagram.
View this post on Instagram
9h37 - As primeiras explicações, apontam para que o novo coronavírus tenha sido disseminado através da venda de carne de animais selvagens num mercado em Wuhan, na China. Mas segundo a imprensa internacional, a venda de carne de animais exóticos continua a acontecer, neste caso na Indonésia apesar de várias advertências para o seu encerramento.
9h33 - Um pastor do Louisiana, que já foi detido por diversas vezes durante a pandemia da Covid-19, voltou a entrar em conflito com as autoridades. Tony Spell, já tinha sido detido no mês passado e agora voltou a ignorar as regras ao fazer uma missa para cerca de 100 pessoas.
9h25 - A Coreia do Sul é apontada como referência na gestão da pandemia de Covid-19 e o êxito neste combate passa pelo uso generalizado de máscaras, defendeu o treinador português José Morais, do Jeonbuk Motors, campeão sul-coreano de futebol.
9h19 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, regressou esta segunda-feira ao trabalho depois de ter lutado contra o novo coronavírus durante três semanas. Na primeira comunicação ao país, em Downing Street, o governante referiu que "ainda é verdade que este é o maior desafio que o país enfrentou desde a guerra".
"It is still true that this is the biggest single challenge this country has faced since the war"PM Boris Johnson says the UK is "making progress" and "beginning to turn the tide" against the #coronavirus pandemic.#COVID19 latest: https://t.co/LUrFRnrGCN pic.twitter.com/jXGAfsqU4H
— SkyNews (@SkyNews) April 27, 2020
9h12 - A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern , disse hoje que o país venceu a batalha contra a Covid-19, uma vez que se tem registado poucos casos de infeções locais no país.
9h09 - Uma equipa de cientistas apurou que as chamadas células ciliadas e caliciformes apresentam níveis extremamente elevados das proteínas ACE2 e TMPRSS2, que operam como recetoras do novo coronavírus, uma espécie de pontos de entrada da Covid-19 no organismo.
9h03 - Uma mulher da Florida, nos EUA, que tem aproveitado o muito tempo livre para mostrar a sua aptidão para o desenho. A sua tela... é o passeio e tem desenhado várias personagens de desenhos animados que utiliza para deixar sempre uma mensagem referente à Covid-19.
View this post on Instagram
8h58 - Tem de carregar o passe? Saiba como fazê-lo em segurança. Conheça ainda os horários e que serviços poderá realizar nas lojas e quiosques da Carris a partir de hoje, em Lisboa.
8h52 - As autoridades francesas apreenderam, este domingo, um carregamento de cerca de 140 mil máscaras ilegalmente importadas dos Países Baixos, que teriam como destino o mercado negro. Dois homens foram detidos enquanto faziam a transação nas ruas de Saint-Denis.
8h49 - O Reino Unido teme mais de 100 mil mortes se só os mais vulneráveis forem isolados. Neil Ferguson, professor do Imperial College London e conselheiro do governo britânico não acredita que levantar a quarentena apenas para a população mais jovem seja uma "estratégia viável".
8h46 - De 1 a 3 de maio vai decorrer um novo festival de música online. 'Live in a Box' irá contar com vários artistas nacionais e será transmitido gratuitamente através do Instagram. Edu Mundo, Carlos Leitão, Júlio Resende, Cordel e Fogo Fogo são alguns dos nomes já apontados.
8h41 - Uma rede de investigadores da Universidade de São Paulo desenvolveu durante as últimas semanas um estudo para tentar determinar o impacto social da crise sanitária causada pela Covid-19 no Brasil, concluindo que mulheres e negros deverão ser os mais afetados pela derrapagem económica causada pela paragem das economias.
8h37 - Quase 60% da população ativa está a sofrer redução de rendimentos devido à perda de emprego ou à diminuição do trabalho como consequência da pandemia Covid-19, segundo os resultados de um inquérito publicado hoje pela Deco Proteste.
8h35 - Seis em cada 10 pessoas que coabitam com outras têm passado "por algumas situações de fricção" sobretudo devido à partilha de tarefas domésticas ou por estarem confinados no mesmo espaço o dia inteiro, mostra um estudo da Deco Proteste.
8h32 - A agência Reuters lança esta segunda-feira um extenso trabalho onde analisa os esforços que estão a ser desenvolvidos em busca de uma vacina que permita atenuar a atual crise sanitária que enfrentamos enquanto civilização.
8h29 - "No seu passeio higiénico, cuide da 'higiene' das nossas ruas!". É o apelo feito pela GNR a toda a população para que não deitem equipamento de proteção individual, como máscaras ou luvas, para o chão depois de utilizadas.
8h22 - Nos países menos desenvolvidos este impacto da Covid-19 é sentido com mais força, sendo que muitas vezes há relatos de abandono de corpos, inclusivamente, na via pública. Do Equador chega-nos o relato de um profissional de Saúde que refere que já foram guardados corpos nas casas de banho da morgue.
8h17 - Deborah Birx, a mulher responsável por coordenar a resposta da Casa Branca à pandemia de Covid-19, admitiu, este domingo, estar "incomodada" com a polémica criada em torno das mais recentes sugestões de Donald Trump para a cura da doença. como injetar desinfetante.
8h11 - Uma aplicação de smartphone desenvolvida pelo Governo australiano para facilitar o rastreio de contactos da Covid-19 foi descarregada 1,3 milhões de vezes nas primeiras cinco horas do seu lançamento, muito acima do previsto pelo executivo.
Australians are rising to this challenge in the best possible way. Thank-you. https://t.co/p5Ndi0h1QE pic.twitter.com/kAk9JKd9VX
— Greg Hunt (@GregHuntMP) April 27, 2020
8h09 - Os setores da hotelaria, restauração e comércio são aqueles onde os imigrantes em Portugal mais estão a sentir o impacto da Covid-19 no meio laboral, disse à agência Lusa a alta comissária para as Migrações.
7h48 - Wuhan, cidade chinesa tida como o epicentro mundial da pandemia, declarou-se, esta segunda-feira, oficialmente, 'livre' de Covid-19, não tendo registado qualquer novo caso de infeção pelo novo coronavírus pela primeira vez em meses.
7h43 - Inventor de máscara protetora N95 deixa reforma para ajudar na pandemia. Peter Tsai inventou a máscara N95 que filtra 95% de todas as substâncias no ar e é atualmente usada por muitos profissionais de saúde.
7h35 - A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a Síntese de Execução Orçamental até março que já deverá refletir o impacto da pandemia causada pela Covid-19 nas contas públicas.
7h27 - A Alemanha registou, de domingo para segunda-feira, um dos menores crescimentos no que ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus diz respeito até à data, tendo 1.018 pessoas sido diagnosticadas com esta doença nas últimas 24 horas. Houve ainda 110 vítimas mortais nas últimas 24 horas. Segundo o Instituto Robert Koch, o número total de pessoas infetadas com Covid-19 é, neste momento, de 155.193 e há 5.750 mortos.
7h13 - Os Estados Unidos registaram 1.330 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da Covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. No total, 54.841 pessoas morreram nos Estados Unidos. O número de infetados subiu para 964.937, com cerca de 100 mil pessoas a serem dadas como recuperadas.
7h09 - A China registou três casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, dois deles oriundos do exterior, e uma vítima mortal, informou hoje a Comissão de Saúde do país.
7h02 - Oito portugueses, dois dos quais infetados com o novo coronavírus, estão num navio de cruzeiro retido desde janeiro em Nagasaki, no Japão, confirmou à Lusa, no domingo à noite, fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
7h - Recorde aqui o acompanhamento da noite de domingo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com