O Ministério da Agricultura dos Países Baixos anunciou, esta segunda-feira, em forma de comunicado emitido nas plataformas oficiais, que várias martas foram diagnosticadas com Covid-19 em duas quintas situadas em Gemert-Bakel e Laarbeek.
Os animais testaram positivo a infeção pelo novo coronavírus após demonstrarem "vários sintomas, incluindo problemas respiratórios", tendo sido aberta uma "investigação para determinar a fonte" deste surto, acrescenta a nota.
"Uma vez que alguns funcionários tiveram sintomas de coronavírus em ambas as empresas, assume-se que foram estas pessoas a infetar os animais", acrescenta o ministério, sublinhando que "não há indicações" de que os animais possam infetar seres humanos.
Como resultado, o Ministério da Agricultura dos Países Baixos anunciou, ainda, a introdução de algumas medidas, entre elas obrigatoriedade de serem reportados casos de infeção em "agricultores, veterinários e investigadores" que trabalhem neste tipo de instalações.
"Se se registarem problemas respiratórios e a mortalidade aumentar em martas, deve ser reportado ao Ministério. Para prevenir a possível propagação do vírus a outras quintas, quer os animais, quer os excrementos, não devem deixar uma quinta infetada", conclui a nota.