Brasil pode já ter ultrapassado os EUA em número de casos de Covid-19

Universidade de São Paulo estima que já mais de 1.2 milhões de pessoas tenham sido infetadas em território brasileiro.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
30/04/2020 12:48 ‧ 30/04/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Covid-19

O Ministério da Saúde brasileiro anunciou, esta quarta-feira, que, até à data, foram detetados 78.162 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus no país. No entanto, um estudo levado a cabo pela Universidade de São Paulo aponta para um número bastante superior.

A instituição estima que, tendo em conta o número de casos subnotificados (ou seja, aqueles que não necessitaram de hospitalização), os números possam ascender a 1.201.686, sendo que, com margem de erro, poderá variar entre 957.085 e 1.494.692.

A confirmar-se, o Brasil tornar-se-ia no país mais afetado pela pandemia em todo o mundo, superando, inclusive, os Estados Unidos, que, de acordo com a Universidade John Hopkins, contará, neste momento, com 1.040.488 cidadãos com Covid-19.

Em declarações prestadas à estação televisiva brasileira Globo, Domingos Alves, líder do Laboratório de Inteligência em Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, avisou, no entanto, que o país não está "nem perto de um pico de casos de doença e morte".

"Falamos de ter ultrapassado em mortos a China, mas estamos em casos totais próximos dos EUA, mesmo tendo cerca de dois terços da população americana e tendo começado a sofrer com a epidemia um mês depois. Na verdade, se considerados os casos subnotificados de óbitos, também ultrapassámos a China há cerca de duas semanas", afirmou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas