O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, revelou em videoconferência de imprensa que, depois de confinados em casa há quase sete semanas, os cidadãos vão poder ir à rua nestas faixas horárias durante uma hora e até um quilómetro de distância.
O responsável governamental também precisou que os passeios ou o exercício físico pode ser feito acompanhado por uma pessoa que viva debaixo do mesmo teto, sempre mantendo a distância social de segurança.
Além disso, foram estabelecidas duas outras faixas horárias para a saída de idosos e pessoas dependentes, das 10:00 às 12:00 e das 19:00 às 20:00, sendo as saídas das crianças até 14 anos restringidas para se realizarem das 12:00 às 19:00, para evitar aglomerações de pessoas.
Os municípios com menos de 5.000 habitantes não estão sujeitos a estas limitações, podendo realizar as atividades permitidas em qualquer altura do dia.
Estas decisões fazem parte das medidas de alívio para a população dentro do confinamento previsto no âmbito do estado de emergência em vigor desde 15 de março.
O "estado de emergência" está em vigor no país desde 15 de março e até 09 deste mês e as medidas de confinamento apenas permitem a saída para ir ao local de trabalho, para aqueles que o não possam fazer a partir de casa, ou para adquirir bens considerados essenciais.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 230 mil mortos.
Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.