Um avião que transportava equipamento médico para ser usado no combate à pandemia do novo coronavírus despenhou-se esta segunda-feira na Somália, causando a morte às seis pessoas a bordo, segundo indicou o ministro dos Transportes somali, citado pela Reuters.
Mohamed Salad não quis adiantar pormenores sobre as causas do acidente, mas um antigo ministro da Defesa indicou à mesma agência noticiosa que o avião poderá ter sido abatido, ilação retirada com base no depoimento de uma testemunha.
Na zona onde o avião caiu há um núcleo do grupo terrorista Al Shabaab, que tem ligações à Al Qaeda.
Mohamed Salad indicou que será aberta uma investigação ao caso, tendo enviado para a zona, em Bardale, uma equipa, que chegará na terça-feira. O governante disse que estava disponível para receber ajuda internacional.
#UPDATE: Here is a pictures showing the wreckage of African Express Airways plane, that has been shot down by Ethiopian troops in Southern #Somalia today. @HarunMaruf pic.twitter.com/6qb2F82ZG2
— Mogadishu Update (@Magdashi3) May 4, 2020
O avião, que pertencia à African Express Airways, transportava seis pessoas: o piloto, o copiloto, um engenheiro de voo, um piloto em treino e dois funcionários da companhia aérea. Foram recuperados cinco corpos até ao momento.