O Instituto Robert Koch divulgou na manhã desta quinta-feira os dados mais recentes relativamente à evolução epidemiológica da Covid-19 na Alemanha, que mostram que continua a existir uma tendência de subida de casos e mortes.
Desde que o surto de Covid-19 teve início na Alemanha, as autoridades de saúde comunicaram que o número de mortes é superior a 7 mil. O número de mortos subiu em 123 para 7.119, num valor ligeiramente inferior às 165 mortes que ocorreram na quarta-feira, mas bem acima dos 43 óbitos registados na segunda-feira.
Houve 1.284 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, perfazendo um total de 166.091 infetados. Foi o maior aumento dos últimos cinco dias, mas justificado pelo Instituto Robert Koch (RKI) com um atraso na contagem do último fim de semana.
Há, nesta altura, um valor aproximado de 139.900 casos curados, somando mais 2.500 desde a última divulgação oficial de números.
A Alemanha optou, esta quarta-feira, por um novo relaxamento das medidas de contenção, com a abertura de todas as lojas do país e o retomar de todas as aulas antes das férias de verão. Entre outras decisões, os estados federados são agora responsáveis por definir a data de abertura dos restaurantes no seu território.
As restrições estão, ainda assim, dependentes dos números que cada região apresentar. É a tentativa de regresso à normalidade num país que espera uma queda sem precedentes na sua produção.
Recorde-se que, a pandemia fez mais de 257 mil mortos e infetou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.