A Índia está a registar um aumento exponencial no número de casos positivos de Covid-19. Nos últimos dois dias o país passou de cerca de 80 mil casos de infeção para um pouco mais de 90 mil, de acordo com a CNN.
O Ministério da Saúde indiano revelou este domingo que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 4.987 novos casos, o que representa um recorde no número diário de contágios. Se somarmos este número ao número de novos casos divulgado este sábado – 3.970 – o país registou perto de nove mil casos em apenas 48 horas.
No que diz respeito ao número de vítimas mortais provocadas pela Covid-19, a Índia contabiliza nesta altura 2.872 óbitos.
Em termos globais, a Índia é o 11º país com mais casos de infeção, tendo superado este sábado a China, segundo os dados do centro de pesquisa da Universidade Johns Hopkins. No entanto, se esta tendência de crescimento rápido no número de casos se mantiver, e tendo em conta que se trata de um país com uma população de 1,3 mil milhões de pessoas, a Índia poderá tornar-se num dos países com maior número de casos.
Apesar desta crescente propagação do coronavírus no país, o primeiro-ministro Narendra Modi mantém a intenção de aligeirar as medidas de restrição que foram impostas. O período de confinamento obrigatório na Índia termina este domingo.