Espanha registou 95 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, mais uma ligeira subida em relação aos 83 de terça-feira, mas o quarto dia consecutivo abaixo dos 100 óbitos.
De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, o país contabilizou um total de 27.888 óbitos desde o início da pandemia no país, em março.
Segundo os números divulgados, há 416 novos casos com a doença, elevando para 232.555 o total de infetados confirmados até hoje pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do novo coronavírus.
Os dados diários indicam ainda que, nas últimas 24 horas, foram hospitalizados 193 doentes, aumentando para 124.616 o total de pessoas que até agora precisaram de ser internadas.
Datos actualizados de #COVID19 Situación actual en España: https://t.co/skv9oHroYjPuedes encontrar información más amplia y explicación técnica de los datos por CCAA en este enlace: https://t.co/SLJFcLcUFk#EsteVirusLoParamosUnidos pic.twitter.com/0mN9Biwb0s
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) May 20, 2020
A Comunidade de Madrid, a região mais afetada pela pandemia no país, assistiu a uma redução no número de pessoas hospitalizadas (18), em comparação com os números de terça-feira (34). O número de novos casos é de 112, um ligeiro aumento face à véspera (92).
Recorde-se que o Governo espanhol apresentou ontem uma proposta para prolongar, durante mais duas semanas, o estado de emergência em vigor desde 15 de março. A proposta é votada hoje no parlamento, sendo ainda incerto se o executivo vai ter os votos necessários para a sua aprovação.
O plano de alívio das medidas de luta contra o novo coronavírus prevê o levantamento gradual do confinamento numa série de fases que deverão terminar em finais de junho, com a chegada a uma "nova normalidade".
A maioria da população do país, cerca de 70%, já se encontra na "fase um" desse plano desde segunda-feira, mas as regiões mais atingidas pela pandemia de covid-19, que incluem a comunidade de Madrid, a área metropolitana de Barcelona e grandes zonas de Castela e Leão, mantêm-se numa etapa intermédia chamada "fase 0,5".