Cientista chinês diz que Covid-19 não teve origem em mercado de animais
Gao Fu refere que as amostras retiradas do mercado de rua mostram que não existe uma ligação entre os animais ali vendidos e o agente patogénico do vírus.
© Getty Images
Mundo covid
Um cientista chinês afirma que o novo coronavírus não teve origem num mercado de animais ou num laboratório em Wuhan, negando assim a teoria das autoridades norte-americanas acerca do local onde a pandemia teve início.
De acordo com o Wall Street Journal, um dos mais conceituados epidemiologistas do país, Gao Fu, concluiu que as amostras retiradas do mercado de rua, onde se acreditava que o vírus tinha sido transmitido pela primeira vez de um animal para um humano, mostram que não existe uma ligação entre os animais ali vendidos e o agente patogénico do vírus.
“Fica agora claro que aquele mercado é uma das vítimas", afirmou este cientista numa conferência de imprensa, na terça-feira.
Também o diretor do Instituto de Virologia de Wuhan voltou a negar as acusação de que a Covid-19 teria sido criada no laboratório a que pertence. O responsável alega que é impossível que tenha havido uma fuga do laboratório dado que os seus investigadores não estariam a estudar nenhum agente patogénico suficientemente semelhante ao coronavírus.
Recorde-se que a China e os Estados Unidos têm protagonizado uma troca de acusações sobre a origem do vírus. Se, por um lado, os EUA acusam a China de nada terem feito para evitar a propagação do vírus, a China já chegou a afirmar que o SARS-CoV-2 teria tido origem num soldado norte-americano.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com