"A Natureza está a enviar-nos uma mensagem clara". Quem o diz é António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, num vídeo para assinalar o Dia Mundial do Ambiente - que se celebra esta sexta-feira (5 de junho).
Na mensagem, o português prossegue dizendo que estamos a afetar o meio ambiente para nosso próprio prejuízo. "A degradação dos habitats e a perda de biodiversidade estão a acelerar", alerta Guterres.
Além disso, as perturbações climáticas estão a ficar piores: incêndios, inundações e tempestades de grandes dimensões são mais frequentes e destruidores. "Os oceanos estão a aquecer, destruindo os corais (...)".
Agora, continua, "um novo coronavírus está enfurecido, minando a saúde e os meios de subsistência". "Para cuidar da humanidade, temos que cuidar da Natureza", defende. E para isso, para mudar de rumo, é necessário o esforço de toda a comunidade a nível global. António Guterres desafia a que a população repense o que compra e utiliza, que adote hábitos e modelos agrícolas sustentáveis.
O secretário-geral da ONU defende que o planeta se comprometa com um futuro verde e resiliente. "Vamos colocar a natureza onde pertence, no centro das nossas decisões", apela.