O Ministério da Saúde espanhol faz registo, este sábado, de mais uma morte associada à Covid-19 nas últimas 24 horas, subindo o número total nos 27.135. A tutela indica, ainda assim, que o número de óbitos acumulado nos últimos sete dias é de 67.
Nos últimos sete dias, indica o El País, não se registaram novos óbitos em 10 comunidades autónomas. Madrid e Catalunha têm os registos mais altos de mortes no mesmo período, com 24 e 16, respetivamente.
O número de novos casos de infeção volta a baixar, sendo hoje reportados mais 164 casos (na véspera foram 177), mantendo uma tendência de descida desde quarta-feira. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 241.310 desde o início da pandemia em Espanha.
Madrid voltou a registar quase metade dos novos casos positivos (86), enquanto na Catalunha houve 24, Aragão 12, a Comunidade Valenciana 11, Navarra 10 e a Andaluzia tem oito.
Actualización de datos de #COVID19 en Españahttps://t.co/s51kXyYJ68Materiales de información sobre el #coronavirus para la ciudadanía https://t.co/d2w8uPpRmw pic.twitter.com/oMIU6Uleh8
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) June 6, 2020
Recorde-se que o número total de mortes e de casos de infeção devido ao novo coronavírus tem sofrido ajustes diários, fazendo com que os registos das últimas 24 horas nem sempre batam certo com os números totais. Segundo o Ministério da Saúde, a correção tem a ver com uma alteração da validação feita pelas comunidades autónomas espanholas (para corrigir séries e eliminar duplicações). A maior revisão aconteceu a 25 de maio, quando foram retiradas quase 2 mil mortes ao valor acumulado.
Espanha prolonga por mais duas semanas, a partir de domingo e até 20 de junho, o estado de emergência em vigor desde 15 de março.
O Governo espanhol aprovou na sexta-feira mais uma etapa, a implementar na segunda-feira, no alívio das medidas de confinamento em vigor desde meados de março para lutar contra a pandemia.
As regiões espanholas mais povoadas de Madrid e Barcelona vão passar à chamada "fase dois" das dimensões de desconfinamento, podendo-se por exemplo passar a realizar, a partir desse dia, reuniões de até 15 pessoas e deixando de haver faixas horárias para se fazerem caminhadas ou exercícios físicos.
O plano de desmantelamento das medidas de luta contra a pandemia deverá terminar no final do corrente mês, quando se chegar à "nova normalidade".