O Ministério da Saúde espanhol não reporta nenhuma morte associada à Covid-19 nas últimas 24 horas, esta segunda-feira, mantendo-se o balanço de óbitos nos 27.136. A tutela indica, ainda assim, que o número de óbitos acumulado nos últimos sete dias é de 56.
O número de novos casos de infeção volta a baixar, sendo hoje reportados mais 48 casos (na véspera foram 102), mantendo-se uma tendência de descida desde 3 de junho, em que se registaram 219 casos.
O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 241.717 desde o início da pandemia em Espanha.
De acordo com o El País, nenhuma comunidade autónoma registou mais de 10 casos nas últimas 24 horas. A região que registou mais casos de infeção foi Valência, com 9, seguindo-se Madrid, com 8, e Catalunha e Navarra, ambas com 6 casos.
Actualización de datos de #COVID19 en Españahttps://t.co/rztZUSKk3XInformación sobre el #coronavirushttps://t.co/d2w8uPpRmw#NoLoTiresPorLaBorda pic.twitter.com/Ep1fB1NjbX
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) June 8, 2020
Os dados diários indicam ainda que já passaram pelos hospitais 124.348 pessoas com a doença, tendo dado entrada na última semana 145.
Recorde-se que o número total de mortes e de casos de infeção devido ao novo coronavírus tem sofrido ajustes diários, fazendo com que os registos das últimas 24 horas nem sempre batam certo com os números totais. Segundo o Ministério da Saúde, a correção tem a ver com uma alteração da validação feita pelas comunidades autónomas espanholas (para corrigir séries e eliminar duplicações).
A maior revisão aconteceu a 25 de maio, quando foram retiradas quase 2 mil mortes ao valor acumulado.
Depois de quase três meses de confinamento, 48% da população espanhola (cerca de 23 milhões de pessoas) passa a partir de hoje à chamada "fase 2" do plano para acabar com as limitações em vigor, podendo-se realizar reuniões de até 15 pessoas e deixando de haver faixas horárias para se fazerem caminhadas ou exercícios físicos no exterior.
Os restantes 52% da população espanhola (cerca de 25 milhões de pessoas) passaram também hoje à "fase três", mais avançada, que inclui regiões como a Galiza, La Rioja, País Basco, Astúrias, Extremadura, Andaluzia e Canárias, entre outras.