O primeiro ministro, António Costa, reúne-se esta manhã com os presidentes dos cinco municípios da área metropolitana de Lisboa que despertam maior preocupação devido ao elevado número de novos casos de Covid-19 nas últimas semanas. Na reunião será discutido o eventual aprofundamento das medidas de contenção da pandemia nas áreas com maior incidência atual da doença.
No fim de semana, o primeiro-ministro garantiu que, se for preciso dar passos atrás no desconfinamento, o fará, numa declaração em linha com o Presidente da República, que também admitiu, ontem, a aplicação de medidas restritivas mais duras para conter os contágios por Covid-19 em Portugal.
Paralelamente, Marcelo Rebelo de Sousa começa, esta segunda-feira, a ouvir os partidos com assento parlamentar sobre o Orçamento Suplementar para 2020 e o Programa de Estabilização Económica e Social do Governo.
De acordo com os dados divulgados esta tarde pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 4 vítimas mortais e 259 casos confirmados, elevando o número total de óbitos no país, desde o início da pandemia, para 1.534 e o número de infetados para 39.392.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:
16h00 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar AQUI os principais desenvolvimentos, desta segunda-feira, sobre a evolução da Covid-19 em Portugal e no resto do mundo.
15h50 - A festa de São João foi adotada pela cidade de Clermont-Ferrand como a festa oficial que dá início ao verão, mas a Covid-19 impediu este ano a sua realização, assim como outras atividades das associações da comunidade portuguesa.
15h46 - Marko Paniki, preparador físico do tenista Novak Djokovic, acusou positivo à Covid-19, situação que levou o número um mundial a ser testado, depois de inicialmente ter recusado fazê-lo, revelou hoje a comunicação social sérvia.
15h43 - O número de mortos por Covid-19 na Guiné-Bissau aumentou hoje para 19, num total de 1.556 casos acumulados, segundo dados do Centro de Operações de Emergência de Saúde.
15h40 - O parque da Walt Disney, em Paris, vai reabrir portas por fases a partir de dia 15 de julho, anunciou hoje a empresa. Segundo o The Guardian, Natacha Rafalski, presidente do Disneyland Paris, revelou que serão já reabertos o parque de diversões, os estúdios, o hotel e o Disney Village.
We’re pleased to announce that we will begin a phased reopening of the resort starting with the Disneyland Park, Walt Disney Studios Park, Disney’s Newport Bay Club Hotel and Disney Village as of 15th July 2020. Learn more about our safety measures: https://t.co/lrSZ4umk8c pic.twitter.com/oQna42shD9
— Disneyland Paris EN (@DisneyParis_EN) June 22, 2020
15h33 - A polícia angolana deteve 15.658 cidadãos, durante o estado de emergência devido à Covid-19, entre 27 de março e 25 de maio, e 918 pessoas na atual situação de calamidade pública, informou hoje o ministro do Interior.
15h30 - A organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras denunciou hoje que o Governo grego decidiu prolongar, pela quarta vez, o confinamento dos campos migratórios na Grécia, usando o novo coronavírus e a saúde pública como "desculpa".
15h26 - Já arrancou o briefing de atualização da DGS sobre a evolução da pandemia no país. Acompanhe aqui em direto as declarações de Graça Freitas e António Lacerda Sales:
15h09 - Após reunião com os presidentes das Câmaras de Loures, Odivelas, Sintra, Amadora e o presidente da Área Metropolitana de Lisboa, António Costa anunciou, em declarações aos jornalistas que em Lisboa e Vale do Tejo "vai ser reposto o limite máximo de 10 pessoas nos ajuntamentos". Todos os estabelecimentos, com exceção dos restaurantes com serviços de refeições, têm de fechar às 20 horas. A "venda de bebidas nas áreas de serviço está proibida".
15h03 - O Reino Unido registou hoje mais 15 mortes, o valor mais baixo num só dia desde o início de março, segundo o balanço do ministério da Saúde britânico. O número total de vítimas mortais associados à Covid-19 aumentou para 42.647 e o número de infetados para 305.289, mais 958 casos do que ontem.
As of 9am 22 June, there have been 8,029,757 tests, with 139,659 tests on 21 June. 305,289 people have tested positive. As of 5pm on 21 June, of those tested positive for coronavirus, across all settings, 42,647 have sadly died.More info:▶️ https://t.co/xXnL3GbBWS pic.twitter.com/mJg2FQa94y
— Department of Health and Social Care (@DHSCgovuk) June 22, 2020
14h55 - A Unicef avisou hoje que a pandemia de coronavírus pode provocar a morte de 1,2 milhões de menores de 5 anos nos próximos seis meses, devido à cobertura reduzida dos serviços médicos de rotina e ao aumento da desnutrição.
14h47 - O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa identificou mais quatro pessoas diagnosticadas com a Covid-19, três das quais doentes que estiveram ali internados e foram agora testados nos hospitais das suas áreas de residência, informou hoje o hospital.
14h42 - Os Açores não registaram nas últimas 24 horas novos casos positivos de Covid-19, mantendo atualmente um caso positivo ativo de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, adiantou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
14h40 - A Administração Regional de Saúde do Norte disse hoje que as extensões de saúde, encerradas na região por causa da Covid-19, estão a reabrir "paulatinamente" e de acordo com a situação epidemiológica local e a afluência dos utentes.
14h35 - Os cinemas reabriram portas, hoje, em França pela primeira vez desde de que entraram em vigor as medidas restritivas para combater a Covid-19. Para garantir que as normas de distanciamento social eram respeitadas, o MK2 Cinema, localizado no sul de Paris, decidiu colocar estrategicamente peluches dos 'minions' - personagens da saga dos filmes de animação 'Gru Maldisposto' - em algumas cadeiras das suas salas.
Peluches 'Minions' sentados em sala do MK2 Cinema, em Paris.© Reuters
14h28 - O balanço mais recente da DGS detalha o aumento de casos confirmados da Covid-19 em Portugal. Conheça os concelhos mais afetados e saiba quantos infetados há no seu aqui.
14h25 - A administração da Volkswagen Autoeuropa prolongou o recurso ao lay-off até 17 de julho, mas os trabalhadores vão receber os salários na íntegra, anunciou hoje a Comissão de Trabalhadores.
14h21 - Os alunos da escola encerrada em Faro devido ao caso positivo de Covid-19 de uma funcionária já não vão ter aulas presenciais, depois de terem sido detetados mais dois casos de funcionárias, disse hoje à Lusa o diretor do agrupamento.
14h18 - O presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz afastou hoje a hipótese de, a "curto prazo", ser necessário um cerco sanitário no concelho, devido à Covid-19, porque "não existe disseminação na comunidade que viabilize" a medida.
"O cerco sanitário implica com a vida de muita gente, de todas as pessoas do concelho e de fora dele e, portanto, acho que não é o momento do alarmismo para essa situação", afiançou.
14h14 - A Comissão Europeia aprovou hoje o regime português de apoio às empresas afetadas pela pandemia da Covid-19 na Região Autónoma da Madeira, num montante de 40 milhões de euros, após considerar este apoio "necessário, apropriado e proporcionado".
14h11 - Os centros comerciais têm atualmente 99% das lojas a funcionar e os visitantes "estão a regressar", uma semana depois da reabertura total destes espaços na Área Metropolitana de Lisboa, informou hoje a associação setorial.
14h07 - O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) assegurou, após o a audiência com Marcelo Rebelo de Sousa, que apoiará decisões do Governo para conter a pandemia de Covid-19 que tenham "suporte técnico" das autoridades de saúde e a concordância dos autarcas.
"O Governo está tomar o caminho correto, ouvir os autarcas antes de tomar decisões, e depois terá de ter o suporte técnico da DGS. Qualquer decisão do Governo que tenha suporte da DGS e o apoio dos autarcas terá a nossa concordância", assegurou José Luís Ferreira.
14h03 - Cerca de 40% das consultas retomadas nas unidades de saúde das ilhas dos Açores após o pico da pandemia de Covid-19 foram realizadas em regime de telemedicina, disse hoje o presidente do Governo Regional.
13h50 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 4 vítimas mortais e 259 casos confirmados, elevando o número total de óbitos no país, desde o início da pandemia, para 1.534 e o número de infetados para 39.392.
13h49 - Os testes de despiste à Covid-19 realizados pela comitiva do Santa Clara antes do jogo frente ao Benfica, para a I Liga de futebol, tiveram todos resultados negativos, informou hoje o clube açoriano.
13h41 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 468.518 pessoas e infetou quase nove milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
13h27 - Dezenas de organizações, incluindo a Amnistia Internacional e a Oxfam, pediram hoje aos governos da África Oriental que reabram as fronteiras aos requerentes de asilo, alegando que o fecho, devido à Covid-19, "viola o direito internacional dos refugiados".
13h11 - Os cinco concelhos da região de Lisboa mais atingidos pela Covid-19 concentraram metade dos novos casos de contágio verificados em Portugal nas últimas duas semanas, registando um aumento de 2.230 infeções.
13h02 - Pequim continuou nos últimos dias a aumentar a sua capacidade de execução de testes para conter o surto do novo coronavírus na cidade, capital da China, para um total de um milhão de amostras por dia.
12h50 - Hospital de Évora testa doentes e profissionais após caso positivo. A unidade hospitalar indicou que "uma sua profissional do serviço de urgência", que também exercia atividade assistencial no lar de Reguengos de Monsaraz onde foi detetado um surto de Covid-19, "tinha testado positivo".
12h48 - Morreram dois utentes do lar da Misericórdia de Aljubarrota. Além dos idosos, 10 funcionários foram também infetados com o novo coronavírus.
12h28 - Três idosas com Covid-19, residentes do lar de Reguengos de Monsaraz onde foi detetado um surto da doença, estão internadas no hospital de Évora, todas "estáveis", mas uma com "apoio de oxigénio", revelou hoje o presidente do município.
12h26 - O Exército destacou seis militares que estão, desde domingo, a dar apoio ao lar de Reguengos de Monsaraz, Évora, onde foi detetado um surto de Covid-19, informou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
12h11 - A Comissão Europeia salientou hoje que a pandemia de Covid-19 veio mostrar, "mais do que nunca", a necessidade de reforçar os esforços sociais e ambientais ao nível da União Europeia, garantindo estar comprometida com as metas 'verdes'.
12h05 - Após o encontro com o Presidente da República, João Cotrim Figueiredo, deputado único e líder da Iniciativa Liberal (IL), criticou mais uma vez a proposta apresentada pela Governo sobre o Orçamento Suplementar, que contou com o voto contra do partido no Parlamento na semana passada. Em declarações aos jornalistas, o parlamentar afirmou que orçamento é um documento que se traduz numa "complicação desnecessária". "Duvido que alguma empresa consiga perceber se está ou não elegível para aquelas medidas", destacou.
Cotrim Figueiredo apontou ainda que a proposta "não tem qualquer visão ou estratégia" atirando "tudo para o Orçamento de Estado 2021". "Parece que está tudo à espera dos dinheiros que Bruxelas há de enviar", referiu ainda, denotando que a Iniciativa Liberal acredita que, a par de outros países, Portugal já deveria estar a "planear 2021 e a retoma da economia".
Sobre a situação, em particular, o presidente da IL manifestou-se contra novas restrições de liberdades individuais se não existirem dados claros sobre o que está na base do aumento de casos de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo.
12h01 - O PCP questionou o Governo sobre a alegada tentativa de despedimento dos trabalhadores da lavandaria hospitalar do Fundão, no distrito de Castelo Branco, e exigiu medidas para evitar a situação.
11h51 - Testes de despiste à Covid-19 "sem recurso a zaragatoa" estão a ser testado, a partir de hoje, no Sul de Inglaterra. Segundo a Reuters, este rastreio com colheita de saliva pode representar um significativo avanço na agilização da despistagem da doença pois é uma forma mais rápida e simples de realizar testes.
11h43 - O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34% em maio face ao mesmo mês do ano anterior e 4,2% comparando com abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
11h36 - Os testes de despistagem à Covid-19 que foram realizados a 27 bombeiros da corporação do Fundão deram todos negativo, informou hoje a Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco.
11h32 - Cinco jogadores do Estrela Vermelha testaram positivo ao novo coronavírus, anunciou hoje o campeão sérvio de futebol, no qual alinha o avançado português Tomané.
11h16 - Prémio de Inovação da U.Porto distingue 4 projetos de "combate" ao vírus. Um revestimento para tornar superfícies antivirais, um dispositivo para monitorizar a tosse, uma terapia contra a inflamação descontrolada e o desenvolvimento de anticorpos neutralizantes foram as quatro soluções de "combate" à Covid-19 distinguidas pelo Prémio de Inovação em Saúde.
11h06 - A taxa de contágio da covid-19 voltou a subir de 1,79 para 2,88 na Alemanha, o que significa que cada portador de Covid-19 infeta, em média, quase três pessoas. A Alemanha regista até hoje 190.359 casos diagnosticados de covid-19 desde o início da pandemia, um aumento de 537 em relação a domingo. Há, no total, 8.885 vítimas mortais, mais três nas últimas 24 horas. Ainda assim, de acordo com a página oficial do Instituto Robert Koch, falta contabilizar os dados de três estados federados.
10h56 - Os suíços decidem em 27 de setembro se querem pôr fim à livre circulação de pessoas entre a Suíça e a União Europeia, num referendo promovido por uma iniciativa popular apoiada por setores conservadores, anunciou hoje o Governo suíço.
10h32 - Com o calor à porta, a DGS recordou hoje que "não existe evidência científica de que a transmissão da Covid-19 seja minimizada pelas temperaturas elevadas". Não se esqueça: "Proteja-se dos efeitos do calor e do vírus", sublinha ainda a autoridade.
10h08 - Muito calor e humidade afetam capacidade de infeção do SARS-CoV-2. Um novo estudo - liderada pelo cientista M. Jeremiah Matson da Universidade Marshall, publicada no início de junho no periódico Emerging Infectious Diseases - aponta que o novo coronavírus se torna mais instável conforme as condições ambientais a que está sujeito.
10h02 - Perdeu rendimentos? Esta declaração evita cortes de serviços essenciais. Famílias que tenham perdido rendimentos por causa da Covid-19 não podem ter cortes nos serviços de água, luz e telecomunicações até setembro. Saiba tudo aqui.
9h58 - O número de mortos em África devido à Covid-19 passou os oito mil mortos, mais 190 nas últimas 24 horas, e os 300 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.
9h45 - O Boletim Oficial do Estado espanhol publica hoje uma disposição para prorrogar até 30 de junho os controlos nas fronteiras internas com Portugal, tendo em conta a necessária "natureza bilateral das medidas a tomar".
"Em resultado destas consultas, considera-se adequado manter os controlos nas fronteiras internas com Portugal durante um período adicional razoável", de acordo com a disposição.
9h43 - Cabo Verde vai passar a usar um aplicativo de telemóvel para rastreamento e deteção de quem esteve próximo a uma pessoa infetada com Covid-19 e respetivo percurso, tentando assim conter a propagação da doença, conforme legislação aprovada pelo Governo.
9h30 - Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vão estudar a resposta do sistema imunológico de doentes com Covid-19 de forma a tentar prever e estratificar o "risco" da infeção, atuar preventivamente e evitar "desfechos fatais".
9h23 - A Rússia contabiliza, esta segunda-feira, 7.600 novos casos de Covid-19 no país, aumentando para 592.280 o número total de infetados, desde que a pandemia teve início. Nas últimas 24 horas, 95 pessoas morreram. O total de vítimas mortais no país é de 8.206, um número que as autoridades russas continuam a considerar relativamente baixo em comparação com os dados de ouros países.
9h18 - As principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, com os investidores a permanecerem receosas com os novos surtos de Covid-19 em todo o mundo, que podem pôr em risco o regresso da atividade e a recuperação económica.
9h09 - A Coreia do Sul registou hoje 17 novos casos de Covid-19 tratando-se da menor cifra do último mês apesar de as autoridades demonstrarem preocupação pelos novos surtos que estão a surgir no país, sobretudo em Seul.
8h58 - Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, vai encontrar-se hoje com peritos para finalizar a proposta da terceira fase de desconfinamento no Reino Unido, que será apresentada, amanhã, no parlamento britânico. Segundo a Sky News, é esperado que o chefe do Governo anuncie uma redução do espaço de distanciamento social para menos de dois metros e sejam levantadas medidas restritivas, relativas, por exemplo, à retoma dos atos médicos nos hospitais e a rebertura de bares e restaurantes.
8h49 - O navio humanitário Ocean Viking zarpou hoje, após três meses parado por causa da crise provocada pela Covid-19, e segue em direção a águas líbias para resgatar migrantes naufragados no Mediterrâneo, revelou a Agência France Presse (AFP).
8h26 - Uma camisola da Juventus assinada por Cristiano Ronaldo vai ser leiloada, a partir de hoje, para ajudar o "Fundo Emergência abem: Covid-19", que se destina a ajudar os que ficaram mais desfavorecidos na sequência da pandemia.
8h14 - Índia regista 300 mortos nas últimas 24 horas. O número de contágios com o novo coronavírus na Índia aumentou para 425.282, com as infeções a crescerem nas áreas rurais, tendo as autoridades anunciado hoje 14 mil casos e 300 mortos nas últimas 24 horas.
Ginásio ao ar livre em Mumbai, Índia© Reuters
8h03 - As condições sanitárias para a realização de uma prova de Fórmula 1 em Portimão estão todas reunidas, disse à agência Lusa o administrador do Autódromo Internacional do Algarve, num desejado regresso da modalidade a Portugal.
7h52 - A CGTP inicia hoje uma Semana Nacional de Luta com greves parciais e plenários em várias empresas do país e uma marcha em Évora em defesa da saúde e dos direitos dos trabalhadores.
7h39 - A China diagnosticou 18 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo nove em Pequim e sete oriundos do exterior, foi hoje anunciado. O novo surto foi detetado em Pequim, em 11 de junho passado, num dos maiores mercados abastecedores da região. Pequim aumentou o nível de emergência, visando conter a disseminação do surto, que somou 236 casos.
7h23 - As Honduras registaram 519 novas infeções de Covid-19 num só dia, levando as autoridades a anular a segunda fase de reabertura no país, que estava prevista começar hoje.
7h11 - Os Estados Unidos registaram mais 304 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo os 119.959 óbitos desde o início da pandemia, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.
7h05 - A Câmara de Monchique, no interior do Algarve, adquiriu duas máquinas de ozono para purificar o ar como prevenção para a Covid-19, mas as autoridades de saúde questionam a eficácia deste método de desinfeção.
7h00 - O México superou os 180 mil casos e as 21 mil mortes devido à Covid-19, depois de as autoridades anunciarem 5.343 contágios e 1.044 óbitos nas últimas 24 horas.
Recorde aqui os principais desenvolvimentos que ocorreram ontem sobre a evolução da pandemia em Portugal e no resto do mundo.