Espanha registou nove mortes (um aumento face a ontem, em que foram reportados três óbitos) e 99 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Ministério da Saúde espanhol. Foi também reportado um acumulado de 20 óbitos nos útimos sete dias.
O número total de vítimas mortais é agora de 28.355. Já em termos de casos de infeção, o número total subiu para 249.271.
Desde o início da pandemia, já foram hospitalizadas 125.183 pessoas, sendo que 153 hospitalizações ocorreram nos últimos sete dias.
Os dados da tutela da saúde divulgam ainda que 11.664 estiveram internadas na unidade de cuidados intensivos.
Actualización de datos de #COVID19 en España
https://t.co/0m0xiqqlmIMateriales de información sobre el #coronavirushttps://t.co/FRIYla3Rok#NoLoTiresPorLaBorda pic.twitter.com/v7wdi4wskm
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) June 30, 2020
Espanha e Portugal vão reabrir as suas fronteiras às 00h00 de quarta-feira (23h00 de terça-feira em Lisboa) três meses e meio depois de, em 17 de março, as terem fechado para lutar contra a pandemia.
Os dois países quiseram dar especial relevância a este regresso à normalidade transfronteiriça, tendo organizado uma cerimónia oficial ao mais alto nível em Badajoz e Elvas, na manhã de quarta-feira, presidida pelos chefes de Estado dos dois países, Marcelo Rebelo de Sousa e rei Felipe VI, em que também participam os chefes de Governo, António Costa e Pedro Sánchez.
Espanha foi um dos países mais atingidos pela pandemia, enquanto Portugal, um dos Estados menos atingidos, era apontado como um exemplo a seguir que, no entanto, viu nas últimas semanas os novos casos subirem.