A União Europeia (UE) autorizou a utilização do medicamento Remdesivir para o tratamento de doentes com Covid-19, avança a AFP.
A decisão surge dias depois da Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter recomendado o seu uso e a Remdesivir torna-se, assim, no primeiro tratamento autorizado no combate à doença na Europa.
O medicamento pertence ao laboratório norte-americano Gilead e mostrou ser eficaz quando usado em adultos e adolescentes com mais de 12 anos, com pneumonia e que precisem de suporte a nível respiratório.
We have authorised the first medicine, Remdesivir, to treat #coronavirus at EU level.This conditional marketing authorisation comes less than a month after the application was submitted, supported by @EMA_News and EU countries.More: https://t.co/PW7P76VzXN #StrongerTogether pic.twitter.com/U3LvRpkUpp
— European Commission (@EU_Commission) July 3, 2020
"A autorização do primeiro medicamento que trata a covid-19 é um importante passo para combater o vírus. Estamos a dar autorização menos de um mês depois do pedido ter sido feito, o que mostra a determinação que a União Europeia tem em responder rapidamente sempre que novos tratamentos ficam disponíveis", afirmou a comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriades.