De acordo com os últimos dados divulgados pelas autoridades de saúde britânicas, o país registou 48 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos para 44.650. O número diário desta sexta-feira apresenta uma descida face aos dados de ontem (em que foram reportadas 85 mortes).
Em termos de casos, foram reportados mais 512 infetados (menos 130 do que ontem). Desde o início da pandemia, o novo coronavírus já infetou 288.133 pessoas no país.
Our COVID-19 statistics website has been updated. View the full UK dataset online:https://t.co/r2YbE2e3O8 You can also visit the @PHE_uk interactive dashboard which included local authority data for England:https://t.co/8OHvHj6yyM
— Department of Health and Social Care (@DHSCgovuk) July 10, 2020
O país continua a levantar restrições impostas para conter a pandemia e reativar a economia nacional, tendo hoje entrado em vigor um sistema de "corredores de viagem" com dezenas de países para evitar o cumprimento de quarentena à chegada ao Reino Unido.
Além do impulso ao turismo, no fim de semana vai ser permitida a reabertura de atividades culturais ao ar livre em Inglaterra, na próxima segunda-feira vão voltar a funcionar salões de beleza e estúdios de tatuagem e a 25 de julho o desconfinamento estende-se aos ginásios e outros espaços desportivos.
Porém, hoje o governo britânico continua a proibir peças de teatro e concertos de música em espaços fechados e hoje emitiu um conselho contra viagens em cruzeiros devido ao risco de contrair o coronavírus.